Para o dicionário, Mossoró é um vento que sopra do norte. Seguimos essa corrente de ar até o município com mesmo nome, no Rio Grande do Norte, e o que encontramos foram os melhores soldadores do mundo. Todos estudaram no mesmo lugar: a unidade Ítalo Bologna do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Desde 1998, os soldadores da cidade conquistaram 11 medalhas em competições de educação profissional no Brasil e no exterior. Para se ter uma ideia da excelência da escola, nas últimas três edições da WorldSkills, o maior torneio de ensino técnico do mundo, os mossoroenses garantiram lugar no pódio: bronze em Londres 2011, prata na Alemanha 2013 e ouro em São Paulo 2015.
Exemplos seguidos de perto por Rafael Dário, que tem como objetivo conquistar a quarta medalha consecutiva de Mossoró em Soldagem na WorldSkills. Para isso, ele vem treinando arduamente há quase um ano rumo à próxima edição da disputa, que será realizada em outubro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
O evento reúne jovens de todo o mundo. Eles têm de provar suas habilidades em dezenas de ocupações (modalidades), como a Soldagem. Assim, precisam realizar tarefas com níveis internacionais de excelência. Realizada a cada dois anos em um país diferente, a última edição foi em São Paulo, cenário da inédita vitória da equipe brasileira.
Fonte: FIERN