O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER, na sua missão de prover soluções tecnológicas e educacionais, visando ao desenvolvimento sustentável da indústria, certificou na última quarta-feira, dia 12, os 65 concluintes do curso de qualificação profissional de OPERADOR DE PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS.

O curso foi realizado no âmbito do Programa do Governo Federal, o PRONATEC, através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio-MDIC, em atendimento a demanda identificada da indústria BIOSERV-Unidade Estivas, tendo em vista a necessidade de mão do obra qualificada, em processos químicos, na região.

A solenidade foi realizada no município de Arez, contando com a presença da diretora Executiva, Cândida Amália Aragão e equipe da Unidade de Educação do CTGAS-ER, de representantes da BIOSERV e da Secretaria de Educação da Prefeitura de Arez.

Foram duas turmas para pessoas da comunidade local, com uma carga horária de 300 horas e realizado no período de outubro passado, até março de 2017. O curso tem o objetivo de desenvolver competências para os alunos, deixando-os capazes de executar processos químicos industriais e atuar no controle dos processos químicos, de acordo com os procedimentos e normas técnicas, observando a responsabilidade socioambiental, de segurança e saúde ocupacional. As aulas teóricas ocorreram em espaço cedido pela Secretaria de Educação do Município de Arez e as aulas práticas foram realizadas nas instalações da BIOSEV e nos laboratórios do CTGAS-ER.

Segundo a diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão, a oportunidade do PRONATEC/MDIC, através da demanda da BIOSEV, foi muito bem aproveitada pelos alunos, que se dedicaram ao curso, o qual foi concluído com alto nível de desempenho dos alunos. Como exemplo, temos Ezequiel Fernandes, que foi aluno destaque com o melhor desempenho no curso, obtendo nota geral 9,9 com 100% de frequência.

A realização do curso foi mais uma experiência exitosa do CTGAS-ER, graças ao modelo de Educação Profissional do SENAI, a oportunidade gerada pelo PRONATEC/MIDIC, a cooperação com a BIOSEV e com a Prefeitura Municipal de Arez e, especialmente, a competência e o comprometimento da equipe técnica e dos docentes do SENAI/CTGAS-ER, Fabíola Correia de Carvalho, Marcus Eduardo Freitas Dantas, José Nildo Galdino e Ciro Lobo, sob a supervisão pedagógica da colaboradora Irani Ferreira.

A coordenadora de Controle de Qualidade da BIOSEV/Unidade Estivas, Josefa Sandra, parabenizou a todos pelo bom desempenho, enfatizando a importância da qualificação de mão de obra na região, haja vista que, em alguns casos, surgem vagas de emprego na companhia, mas não existe na comunidade local, pessoas devidamente capacitadas para ocuparem as vagas.

A diretora Executiva do CTGAS-ER agradeceu em nome da instituição e do SENAI/RN, a confiança e o apoio da BIOSEV e da Prefeitura de Arez, através do secretário de Educação, Emanuel Cunha, que não mediu esforços para contribuir na realização do curso, em especial, na sessão de espaço físico e no transporte dos alunos.

Presentes ao evento, Joquitam Melo, gestor de Recursos Humanos da Biosev/Unidade Estivas, Josefa Sandra, coordenadora de Controle de Qualidade da Biosev, Pedro Rubens, chefe de Gabinete da Prefeitura de Arez e Jani Kezia, do setor de Inclusão e Educação Especial do município de Arez, Janaina Guedes, Analista do CTGAS-ER, familiares e amigos dos concluintes e representantes da comunidade

Fonte: FIERN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *