SER O QUE SOMOS –
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6:33).
Muitos leem este versículo e pensam: “Se eu for para uma igreja, praticar uma religião, Deus vai me abençoar com muitos bens, pois assim diz a sua palavra; e assim também garantem alguns pregadores.” Então, entram para uma religião, oram, rezam, cantam, dão o dízimo…, e esperam!
Quem assim procede, não entendeu a mensagem do Cristo. Na verdade, estão mais interessados nas riquezas materiais do que no Reino dos Céus. Desse modo, se aprisionam cada vez neste mundo, possuídos pelos bens que pensam possuir. Os bens materiais não são bons ou maus. Jesus não disse isto. Mas o apego a eles, isto sim é ruim. E aí está o erro: muitos priorizam mais o ter do que o ser.
Diz o Mestre: “Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?” (Mt 16:26). Ou como está em Lucas: “Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo?” (Lc 9:25).
Então, meus queridos, vejamos o que estamos buscando nas igrejas; vejamos o que estamos fazendo de nossas vidas.
Todos os dias vemos alguém deixar este plano; e o que essa pessoa leva? Com certeza não será o que ela tem, mas o que ela é, espiritualmente falando. E para conquistarmos um estado de paz e alegria pós-morte, devemos conquistá-lo já neste mundo, enquanto estamos aqui. Aliás, a vida é uma só; nós não temos várias vidas; nós apenas mudamos de endereço várias vezes, digamos assim. Muda-se o meio ambiente em volta, mas a vida continua!
É bom que se esclareça que o Reino de Deus não é um lugar no espaço, mas um estado de consciência. O homem espiritualmente consciente vive o Reino de Deus onde quer que ele (o homem) se encontre; aqui na terra ou fora dela.
O Reino de Deus não está fora do homem, mas dentro dele, em nós e entre nós – como afirma o Cristo-Jesus (Lc 17:21).
Cuidemos, pois, do nosso encontro com a Verdade, que é Cristo. Sejamos conscientes do ser que somos, da vida que somos; e vivamos felizes desde aqui e desde o agora, para todo o sempre no Reino de Deus que está dentro de nós.