Servidores do Rio Grande do Norte aposentados ou pensionistas nascidos no mês de fevereiro têm até o próximo dia 5 de agosto para realizar a prova de vida. De acordo com o Instituto de Previdência dos Servidores do Rn (Ipern), o procedimento é necessário para evitar o bloqueio do benefício.
No último mês de julho, o instituto oficializou o bloqueio de 50% do benefício de nascidos em janeiro janeiro que ainda não tinham realizado a prova de vida. Confirmada a abstenção do procedimento neste mês de agosto, será feito o bloqueio de 100% dos valores.
O procedimento tem a finalidade de evitar fraudes previdenciárias e manter os dados cadastrais atualizados dos beneficiários.
Atualmente a previdência estadual atende a 57.498 beneficiários, sendo 45.265 inativos e 12.233 pensionistas.
Devido à pandemia, o Ipern suspendeu o procedimento entre março de 2020 e agosto de 2021. Retomada em setembro, a abstenção vem sendo registrada mês a mês.
Neste ano de 2022, só em janeiro, o instituto computou 440 beneficiários (300 aposentados e 140 pensionistas) que deixaram de fazer a prova de vida.
Como fazer
Para realizar a prova de vida é necessário que o beneficiário compareça a uma das unidades do Ipern (Natal, Mossoró e Caicó), ou nas Centrais do Cidadão (Alexandria, Alto do Rodrigues, Apodi, Caraúbas, Ceará-Mirim, João Câmara, Macaíba, Macau, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu e São Paulo do Potengi).
É necessário comparecer munido dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e um comprovante de residência.
Fonte: G1RN