A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) confirmou nesta quarta-feira (20) que a Influenza A (H1N1) já levou três pessoas a óbito neste ano no Estado. Segundo o boletim epidemiológico, seis casos de H1N1 foram confirmados, do qual três pacientes foram curados.
Os dados também apontaram o número de casos de outras doenças epidemiológicas e fazem referencia a 15ª semana epidemiológica, que começou no início do ano e se encerrou no último dia 16.
Até essa data, a secretaria confirmou 69 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grava (SRAG). Dentro desse total, além dos seis casos de H1N1, também teve um confirmado para Influenza A H3N2.
A confirmação dos casos se dá por isolamento viral (técnica de Reação em Cadeia de Polimerase/rt-PCR), a partir de amostra de secreção nasofaríngea. No caso do Rio Grande do Norte essas amostras são processadas pelo laboratório de Referência, Instituto Evandro Chagas, em Belém, estado do Pará.
O município de Natal registrou o maior número de casos notificados para SRAG, com 35 residentes neste município, seguido pelo município de Parnamirim com 14 notificações. De modo geral, foram registrados 68 notificações de residentes em municípios do RN e um caso notificado de SRAG residente no município de São Paulo/SP.