A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) manteve contato, na manhã dessa sexta-feira (28), com representantes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em São Paulo, para cobrar a imediata correção e republicação dos dados divulgados, hoje, no 10º Anúario da Violência que reúne informações de todo o território nacional.
O documento traz erros consideráveis quanto a dados referentes a quantidade de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) o que deixam o RN com a mais alta variação no quantitativo de mortes violentas entre os anos de 2014 e 2015.
De acordo com a Sesed, o FBSP errou ao divulgar que em 2014 foram registrados 1.190 CVLIs no RN, ou seja 584 a menos do que de fato ocorreu, e isso gerou a equivocada interpretação de aumento dos índices entre 2014 e 2015. Desta forma o FBSP demonstrou contradições entre seus próprios dados divulgados no 9º anuário.
“Em 2015, o RN conseguiu reduzir os indicadores de violência no estado, um feito inédito, desde 2004, quando a violência só crescia. Com isso, o RN superou, no ano passado, a meta de redução de assassinatos estabelecida pelo Ministério da Justiça que previa uma redução de 5% ao ano nos estados da federação”, destacou o secretário da Sesed, Caio Bezerra.
No ano de 2015 foram registrados 1.663 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em todo o Rio Grande do Norte o que representou uma redução de 6,3% com relação ao ano de 2014 quando foram registrados 1.774 assassinatos do estado.