SOB NOVA DIREÇÃO –

O dístico com frequência encontrado no frontispício de alguns estabelecimentos comerciais ou restaurantes, avisando que a casa tem novo dono, figurativamente poderia ser aplicado ao Tribunal Regional Federal da Quinta Região, que encerra a exitosa administração sob o comando do Desembargador Federal Rogério Fialho, tendo por Vice e Corregedor, respectivamente, os seus colegas Roberto Machado e Fernando Braga. Inaugura-se a gestão capitaneada pelo Desembargador Federal Manuel Erhardt, contando com os Desembargadores Federais Cid Marconi na Vice-Presidência e Paulo Cordeiro na Corregedoria.

Erhardt ostenta invejável currículo, tendo sido Juiz de Direito do Estado de Pernambuco, integrante da Justiça Militar, Procurador da República e, na sequência, Juiz Federal, exercendo a judicatura em Teresina e em Recife, de onde foi alçado, por merecimento, ao TRF5, em 2007. É um colecionador de lauréis, sempre figurando na primeira colocação dos concursos aos quais se submeteu. Exerce, também, o magistério superior, lecionando a cadeira de Direito Comercial na vetusta Faculdade de Direito do Recife.

Na Vice-Presidência aporta Cid Marconi, com o vigor e a temperança trazidos da advocacia, já que veio a ter no TRF para ocupar uma das vagas destinadas constitucionalmente aos egressos da Ordem dos Advogados do Brasil. Para a Corregedoria vem um magistrado experiente, Paulo Machado Cordeiro, carioca de nascimento, baiano de criação e estilo, alagoano talhado pela judicatura federal que exerceu com brilho na Terra dos Marechais.

O tribunal em apreço tem jurisdição recursal sobre seis Estados da Federação (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), constatação geográfica que por si somente já expõe a dimensão e a importância do referido órgão do Judiciário. Não bastasse a dimensão no mapa, destaque-se que ele é o responsável pela reapreciação das decisões, liminares ou finais, tomadas em todos os processos onde presentes interesses da União, suas autarquias e empresas públicas. Malgrado a amplitude da tarefa, crê-se que o maior desafio do novo Presidente Erhardt será manter o padrão de qualidade consolidado pela gestão do Desembargador Rogério Fialho. Mas, talento e coragem de fazer não lhe faltam.

IVAN LIRA DE CARVALHO – Professor e Juiz Federal

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Hungria decide se retirar do Tribunal Penal Internacional após chegada de Netanyahu ao país

O governo da Hungria decidiu retirar-se do Tribunal Penal Internacional (TPI) nesta quinta-feira (3), de acordo com…

13 horas ago

Trump impõe tarifas contra ilha sem habitantes e povoada por pinguins e focas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nessa quarta-feira (2), a imposição de tarifas…

13 horas ago

Popularidade em queda: como a economia virou um desafio para Lula a um ano e meio das eleições

As mais recentes pesquisas de opinião mostram o declínio da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula…

13 horas ago

Recém-nascida é encontrada em caixa de papelão perto de lixão na Grande Natal

Até a atualização mais recente desta reportagem, a mãe da bebê não havia sido encontrada.…

13 horas ago

Caminhão carregado com 50 motos zero km é roubado durante a madrugada no RN

Um caminhão carregado com 50 motocicletas zero quilômetro foi roubado durante a madrugada dessa quarta-feira…

13 horas ago

Companhia aérea é condenada a indenizar passageiros que ficaram 15 horas no Aeroporto de Natal após voo ser cancelado

A Justiça do Rio Grande do Norte condenou uma companhia aérea, que não teve o…

13 horas ago