SOBRE BIBLIOTECAS E JARDINS –
Se você tem uma biblioteca e um jardim, tem tudo o que precisamos. Pois sabemos, caro amigo, que nossas vidas tem dois aspectos essenciais. A natureza, que deve estar próxima de nós como as plantas, e o mundo das ideias contidas nos livros, pelos quais podemos nos transportar ou penetrar nos mesmos, principalmente os que estão sob nossa posse, que escolhemos, acolhemos e possuímos.
Esta parte para os dias de hoje, torna-se imperiosa e incrível principalmente para nós médicos, que lidamos com as doenças e sofrimento das pessoas. Então para aqueles que podem dispor e cultivar um jardim, é confortador, para eliminar um pouco do stress a que vivemos submetidos. Reduz, junto com os livros, as angústias e as decepções para equilibrarmos os reflexos de nosso cotidiano, decepcionados que estamos com as políticas e as relações sociais da vida em comum do homem moderno.
Pode ser uma fórmula em que podemos nos refugiar, junto com a família, esposa filhas(os) e netos deste mundo tão maltratado por nós humanos. Podemos sim, além de desenvolvermos alguma atividade de assistência médica aos que necessitam, ou seja, ao próximo necessitado, controlar nossos desejos e comportamentos supérfluos.
E como podemos individualmente fazer? Prevendo certos comportamentos. Isso pode ser uma fórmula, visitar um doente, o cuidado de um jardim, a leitura de um bom livro, escrever algo sobre estes temas. Com certeza, meu caro amigo que está a ler estas minhas palavras, o cuidado de um jardim e de suas flores, como frutos a nós respondendo e retribuindo, e desta forma aprovadas e cuidadas, floresçam mais, e descubram um novo modo de se ver este mundo. Para que este mundo não perca sua magia, junto à nós. Este belo mundo que Deus nos legou.
Ailson Guedes – Médico ortopedista e Membro da Academia Medicina do Rio Grande do Norte