O Som Sem Plugs divulgou nessa sexta-feira (24) os finalistas do edital Música Transforma 2021. Dez selecionados de Natal e região metropolitana e outros seis da região Oeste passam agora pela votação popular.
A votação é feita pela internet. Os vencedores serão premiados com produção e divulgação de videoclipe original e com single de música autoral.
Conheça os finalistas:
Natal e região metropolitana
Banda Ydna
A banda Ydna, formada em 2017 na cidade de Macau, produz um som na linha do pop-rock. Sempre buscando em seu repertório autoral levantar temas importantes, como a bandeira feminista. A formação atual conta com quatro mulheres e dois homens.
Duo Pano pra Manga
Duo formado pelo guitarrista natalense Paulo Brunis e pelo saxofonista brasiliense Anderson Pessoa. Ambos são professores e possuem no currículo trabalhos com nomes como Milton Nascimento, Hamilton Pinheiro, Pedro Mendes, Sueldo Soares e Valéria Oliveira.
Ravia
Ravia é natalense e faz um som que mistura trap ao pop, procurando novas direções no cenário do rap potiguar. Lançamentos recentes da artistas incluem os singles “Encara”, “Em chamas”, Não se envolve” e “Alabama”.
Iris Lima
Na estrada desde 2013, Iris Lima ingressou na música por meio do universo junino, sendo vocalista em em quadrilhas juninas. Participou de vários eventos como Natal em Natal e o festival junino Globo Nordeste, organizado pela tv Globo.
Edja Alves
Edja Alves é natalense e tem mais de 20 anos de carreira. Passou por palcos de eventos como o Projeto Seis e Meia, Festival Literário de Pipa, Pôr do sol do Potengi e Ribeira das Artes. Também foi finalista do Forraço e indicada ao prêmio Hangar de música.
Jow Ferreira
Jow Ferreira é violonista natalense e começou a tocar profissionalmente em 2003. Graduado pela EMUFRN, hoje é professor na mesma instituição. Já atuou ao lado de nomes como Liz Rosa, Bruna Hetzel e Lysia Condé, além de uma temporada em Lisboa.
Beethoven
Beethoven é cantor e compositor potiguar treinado vocalmente dentro de corais e grupos musicais de Natal. Sua sonoridade aposta no pop brasileiro, com elementos eletrônicos e metais unidos a nuances de funk carioca.
Lucas Lopes
Cantor e compositor, Lucas Lopes tem atuação nas casas de show de Natal. Após uma pausa na carreira musical para estudos, Lucas retorna as canções e sua nova aposta é o seu último single e composição “Mãe Morgana”.
Amem Ore
Slammer, cantor e compositor com sete anos de experiência, Amém Ore é bicampeão estadual de Slam (poesia falada) no RN. Tem diversas apresentações e competições de Slam e festivais, incluindo o Festival Internacional Sonora.
Monumetal
A banda formada em 2009 produz músicas em inglês. Participou de eventos como Saga, festival da UNP e EMUFRN. O grupo procura passar uma mensagem positiva em suas canções e mostrar que todos são capazes de realizar seus sonhos.
Região Oeste
Ragganorte
O Ragganorte é de Mossoró e tem uma sonoridade interessante que mistura reggae, reggaeton, dance hall, forró e música jamaicana. A banda foi formada em 2018, já lançou quatro singles, e realizou vários shows na cidade de Mossoró. Ela é composta por Marcos Silva (vocais e guitarra), Pablo Gadelha (baixo) e Bruno Costa (guitarra). Em 2021 lançou o seu primeiro EP “Música Popular Potiguar”, que tem produção musical de Gabriel Souto.
Antônio
(81) Pra te convencer (Antonio) – Seletiva #Somsemplugs – YouTube
Licenciado em Música pela UFRN, o compositor Antônio iniciou sua carreira nas noites mossoroenses. Sempre acompanhado de seu violão envolvente Antônio traz em suas composições a nostalgia do mar que evoca a influência de Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Dominguinhos. Suas letras e melodias remetem a ideia de contemplação do horizonte, enquanto passeia por diferentes ritmos nordestinos.
Coisa Luz
CoisaLuz é uma banda formada por mulheres mossoroenses e produz uma música que homenageia sua herança africana e ameríndia. Afroameríndia é a música de lançamento do primeiro EP da banda. Um convite à reflexão coletiva sobre a herança e origem da mulher brasileira, ressalta a importância de saber quem somos enquanto povo e exalta os benefícios do resgate da ancestralidade.
Kelly Lira
Kelly Lira é cantora e compositora com 14 anos de estrada. Já abriu shows para grandes nomes da música nacional brasileira como Moraes Moreira e Vanessa da Mata. Participou de Festivais como MPBeco, Festival da Canção e A mais bela voz de Mossoró, sendo destaque nos dois últimos. Também foi atração do Fest Bossa & Jazz além de ter realizado recentemente uma turnê pela europa.
Nida Lira
Nilda é cantora e tem 16 anos de palcos da cena potiguar com passagem em diversas bandas. Com muita experiência e versatilidade, já passeou por gêneros que vão do Axé a Jovem Guarda. Participou de vários festivais e competições como “A Mais Bela Voz de Mossoró”, Fest Bossa e Jazz e Festival Gastronômico de Martins e Portalegre/RN e Mossoró Cidade Junina, e do projeto “Brasileiras”, sendo destaque em muitos deles.
Brazuka Jazz
Brazuka Jazz foi criada em 2005 em Mossoró e é o resultado da união de três músicos autodidatas: Alisson Brazuka (guitarra), Humberto Luiz (piano) e Gustavo Almeida (bateria). O grupo procura expandir ao máximo sua sonoridade, sempre com foco na diversidade da música brasileira, mas sem medo de experimentar e misturar gêneros como a bossa nova, o forró, o rock, o funk, o samba, a salsa, a música clássica e o jazz.
Fonte: G1RN