AB JAECIO

Jaécio Carlos*

Meu amigo Marcos Aurélio de Sá tinha um sonho quando se formou em jornalismo nos anos sessentas: ter seu próprio jornal diário. Aliás todo jornalista, hoje, que não presta seus serviços para algum jornal ou revista, tem assessoria de imprensa ou um blog para se exercitar, trabalhar e ganhar seu dinheirinho.

Pois bem, por volta de 93 – 94, Marcos fundou seu próprio jornal diário: Jornal de Hoje, com as “notícias que os outros só publicariam amanhã”, esse seu slogan. Vi quando as máquinas chegaram e a felicidade refletida nos olhos desse grande jornalista que prestou, também, serviços na imprensa pernambucana.

Com circulação à tarde o jornal alcançou notoriedade, reunindo ótimos articulistas como Miranda Sá, Vicente Serejo, Alex Medeiros, entre outros.

Tempos depois ele lançou o Jornal de Hoje, matinal, distribuído gratuitamente em ônibus, postos de combustíveis, taxis e outros lugares de grande circulação de pessoas. Mais um sucesso de mídia. Quando eu fazia o Caderno de Informática no Jornal de Natal, que circulava as segundas-feiras, propus a ele parceria e fomos, na época, inicio de 1995, conversar com Vicente Serejo, então diretor comercial do Diário de Natal e O Poti, (ambos já fechados), a ideia de terceirizar um caderno de Informática e nasceu o Poti Informática, veiculado todos os primeiros domingos do mês.

Serejo gostou da ideia e trabalhamos durante o ano de 95 até que, quando Casciano Vidal assumiu o seu lugar, não renovou a terceirização e encerramos o Poti Informática.

O segmento de informática ficou sem divulgação na mídia especializada até 2006, quando criei o Projeto Informata, com Informática em revista, Prêmio anual Destaques do Mercado e Informática na TV, com o objetivo de divulgar profissionais, empresas e fornecedores de produtos e serviços para o segmento da Informática no Rio Grande do Norte.

De publicação mensal, de julho de 2006 a fevereiro de 2015, a Informática em Revista teve exatas 103 edições, (8 anos e 7 meses) além da Contabilidade em Revista (outubro de 2014), 28 programas Informática na TV (TV MIX e TV União) e 9 edições do Prêmio Informática. Ainda dá tempo de ver o trabalho no site www.informaticaemrevista.com.br antes que saia também do ar.

Tudo isso é passado, refletindo o momento atual do domínio mundial da Internet, que tem muito a ver com essas mudanças de paradigmas.  Contratriando John Lennon, “o sonho acabou”.

 * Jaécio CarlosEditor de revistas, jornais, livros e palestrante motivacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *