A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) anunciou que vai começar uma série de reuniões nas comunidades para apresentar as mudanças na rede do transporte público.

A primeira reunião acontecerá na próxima segunda-feira (27) com moradores do bairro de Nova Descoberta, às 18h30, na Escola Municipal Professor Ulisses de Góis.

Ainda de acordo com a STTU, será disponibilizada uma plataforma digital no site da prefeitura para que as pessoas que não puderem ir às reuniões contribuam com as discussões.

Além disso, a Secretaria também vai dispor do telefone 156, das 8h às 17h, para que o cidadão que também não puder contribuir pelo site possa colaborar através de uma ligação gratuita.

“Nos próximos dias, a STTU vai percorrer as quatro zonas da cidade e pede a participação de toda população”, informou a pasta, em comunicado.

As medidas devem ser implantadas após licitação do transporte do público, que tem lançamento previsto para novembro.

A capital potiguar nunca teve uma disputa pública para concessão do serviço e as últimas tentativas foram esvaziadas.

Novo desenho

O novo desenho dos trajetos do transporte público de Natal foi apresentado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) na Câmara Municipal no dia 13 de setembro. O projeto promete viagens mais curtas e o sistema, como um todo, mais integrado.

Até a nova licitação, a pasta vai testar algumas mudanças em linhas de ônibus da cidade. O redesenho vai basear o edital.

A Secretaria pretende aumentar de 55 para 90 o número de linhas, sendo 18 estruturais, 28 de bairro, 24 regionais, 10 diretas e 10 corujão. O número de viagens também deve aumentar em 62%.

De acordo com o projeto, a extensão média das viagens deve cair de 34 km pra 19 km. A ideia da STTU é tornar os trajetos mais curtos, diminuindo a extensão das viagens e deixando o sistema mais rápido.

O projeto aponta ainda que a capital potiguar vai ganhar sete estações de integração nas Zonas Sul, Oeste e Norte.

As discussões ocorrem em meio a protestos pela retirada e redução de linhas em alguns bairros da cidade.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *