A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) retirou de operação, até o dia 10 de janeiro, a linha circular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
De acordo com o órgão, a suspensão aconteceu por conta do recesso das atividades na UFRN, que teve início em 20 de dezembro.
Em nota, a STTU disse que o “‘Alimentador UFRN’ [como é chamada atualmente a linha circular] está com operação suspensa, visto período de recesso da universidade. A operação será retomada no próximo dia 10 de janeiro”.
A retirada por cerca de 20 dias do circular pegou os estudantes de surpresa. E ainda levantou questionamentos, já que aconteceu exatamente no dia determinado pela Justiça do RN para que o circular suspendesse a cobrança da tarifa, que passou a ser cobrada no início de dezembro.
Em nota divulgada nas redes sociais, o Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFRN questionou a retirada da linha exatamente após a decisão judicial.
“Segundo a decisão, a partir do dia 20 de dezembro a tarifa deveria deixar de ser cobrada. Entretanto, o Seturn [Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos] driblou a ordem judicial ao deixar de rodar o ônibus no campus. Sendo assim, para não seguir a justiça, preferiu deixar os estudantes e trabalhadores da UFRN sem transporte”, disse.
A nota ainda diz que a “luta pela gratuidade do circular continuará”.
O g1 questionou ainda à STTU as razões para a retirada da linha neste período, já que em anos anteriores isso não ocorria, e também sobre linhas alternativas para acesso à UFRN durante este período. Os questionamentos não foram respondidos.
Fonte: G1RN