Integrantes de 23 equipes do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Piauí estão em Natal para participar da etapa regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League. O Torneio, aberto nessa sexta-feira (23) seguiu o sábado (24), no Sesiclube. Para o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, o torneio de robótica tem o potencial de atrair os jovens para a busca do conhecimento, fomentando o interesse pela ciência e engenharias.

Confira Galeria de Fotos no final.

“O torneio de robótica é importante para que possamos despertar este interesse nos jovens, pela engenharia, ciência, tecnologias. E de uma forma que envolve os alunos. Não é o conteúdo pelo conteúdo, mas o conteúdo por meio de experimentação, de prática, de modo a provocar que aprendam e vivenciam além do que está nos livros. Uma conexão forte como mundo do trabalho, com as tecnologias e o futuro”, enfatiza o superintendente.

Em seu discurso de abertura, ele destacou o poder transformador da ciência e da robótica, a qualidade do ensino aprendizagem da competição, bem como das equipes participantes e o apoio e dedicação de todos os colaboradores do SESI-RN, em fazer a etapa regional do Torneio de Robótica.

A iniciativa fortalece capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos para cumprir as missões. A gerente de educação do SESI-RN, Ana Karenina Medina, também evidenciou a missão do SESI em disseminar o conhecimento e levar mais pessoas para áreas de ciência, tecnologia, por meio da robótica de forma mais lúdica.

O coordenador do Torneio de Robótica no RN, Anderson Vieira, destaca que a competição está alinhada com a missão do SESI e com a proposta de fortalecer a indústria do país, despertando desde cedo nos estudantes o interesse nessas áreas. Anderson explica que já na tarde de hoje, os estudantes participaram de quatro avaliações: design de robô, Core Values, projeto de pesquisa e desafio do robô, além de rounds, na mesa de competição. “Para vencer, é preciso ter bom desempenho em todas as etapas e não apenas na mesa”, afirma.

Este ano, na temporada INTO ORBIT, as equipes deverão identificar e propor uma solução a um problema físico ou social enfrentado por seres humanos durante viagens de exploração espacial de longa duração dentro do sistema solar do nosso Sol.

Sobre o Torneio SESI de Robótica FLL

O Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida (a idade máxima de 16 anos é considerada até 30 de abril do ano seguinte ao do lançamento do desafio).

Criado em 1998 pela FIRST® em parceria com o Grupo LEGO, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO® Mindstorm®.

Atualmente o Torneio é realizado em 98 países, com aproximadamente 40.000 times e mais de 325.000 participantes. No Brasil, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) é a instituição responsável pela operação oficial da FIRST® LEGO® League.

 

Fonte: FIERN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *