Os supermercados e hipermercados conquistaram a liderança dos setores mais importantes do comércio brasileiro em 2016. Segundo dados da Pesquisa Anual de Comércio (PAC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação do segmento passou de 9,4%, em 2007, para 12,4%, em 2016. Em 2007, os supermercados e hipermercados eram o terceiro segmento mais importante.

Outro setor que ganhou espaço foi o comércio por atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, que passou da quinta posição para a terceira colocação.

Outros segmentos importantes no comércio brasileiro eram, em 2016, comércio varejista de combustíveis e comércio por atacado de produtos variados. Além do atacado de combustíveis , quem mais perdeu espaço foi o segmento de comércio de veículos automotores, que caiu da segunda posição para a sexta colocação.

Segundo a pesquisa, em 2016, havia mais de 1 milhão e meio de empresas ativas no comércio brasileiro em todos os segmentos, que geraram mais de R$ 3 trilhões de receita.

Ainda de acordo com o IBGE, entre as cinco regiões brasileiras, o Sudeste era quem concentrava a maior parte das unidades comerciais, a maior massa salarial, a maior participação na receita bruta de revenda, a maior parte do pessoal ocupado e a melhor média salarial. Em seguida, aparece a região Sul.

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *