Férias bombando, crianças em casa, chuva todo o dia. O que fazer? Calma, pessoal, tem programação bem linda para levar os pequenos até dia 2 de fevereiro. A exposição inédita “Tarsila para Crianças”, com a curadoria de Tarsila do Amaral (sobrinha neta da artista), Karina Israel e Patricia Engel Secco, ocupa dois andares do icônico prédio do Farol Santander.
Logo no elevador já podemos ouvir a animação. Com tecnologia sensorial, cenários imersivos e narrativas integradas, a mostra retrata o imaginário de seres, cores e formas da pintora modernista Tarsila do Amaral em diversos ambientes. Na exposição, é possível passear por cenários oníricos de grande beleza e até mesmo interagir com criações da artista, que apresentam e transmitem o significado de suas obras sob a ótica do universo infantil, a partir de sentidos e sensações.
“Esperamos que esta mostra possa incentivar o público infantil a conhecer melhor a arte brasileira, de forma divertida e lúdica”, afirma Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil. “ Ao mesmo tempo, queremos despertar o lado criança dos visitantes, a partir de uma experiência imersiva e envolvente com os trabalhos da artista.”
Os andares 20º e 19º do Farol Santander serão divididos em 7 estações temáticas, num total de 490m² de área expositiva que apresentam a criatividade da artista. Uma oportunidade única para crianças e adultos participarem de uma jornada entre diferentes dimensões do universo da pintora mais conhecida do Brasil.
“Como em uma viagem entre diferentes dimensões, é possível percorrer os ambientes inspirados em obras-primas desta espetacular artista, que, criada para ser uma mulher comum do início do século XX, apresentou ao mundo a cultura, as paisagens, o povo e a riqueza da flora e da fauna brasileiras. Criou obras repletas de vitalidade, quimeras e elementos fantásticos que, além de fascinar os adultos, conversam perfeitamente com o universo infantil em uma combinação única e cheia de personalidade”, afirma Tarsilinha, uma das curadoras da mostra.
Logo na entrada da mostra, no 20º andar, quatro estações se dividem em espaços que retratam o trabalho da artista. Começando pela Vila dos Sentidos, a exposição apresenta um cenário bucólico que remete à infância de Tarsila na fazenda São Bernardo, onde cresceu brincando com seus mais de 40 gatos e fazendo bonecos de mato.
Fonte: hypness.com