A taxa de desemprego recuou para 6,8% do segundo trimestre de 2014. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. O índice ficou em 6,8%, ante os 7,1% registrados no primeiro trimestre do ano.
Se comparada ao segundo trimestre do ano passado, a taxa caiu 0,6 ponto percentual, pois o indicador estava em 7,4%. A pesquisa também mostra o nível de ocupação da população, que se refere à porcentagem de pessoas que estavam trabalhando no período.
Segundo o IBGE, no segundo trimestre deste ano, 92,1 milhões de pessoas estavam ocupadas e 6,8 milhões, desocupadas. No primeiro trimestre deste ano, o número total de desocupados era 7 milhões e o de ocupados, 91,2 milhões. E se comparada com o segundo semestre de 2013, a diferença é mais expressiva: havia 7,3 milhões de desocupados e 90,6 milhões de pessoas empregadas no país.
A Pnad Contínua referente ao segundo trimestre tinha divulgação prevista para agosto deste ano, durante a campanha eleitoral para a presidência da República. O governo, no entanto, argumenta que o adiamento se deu por conta da paralisação parcial de servidores, entre maio e agosto.
O resultado do terceiro trimestre será divulgado no final de dezembro.