BR-101 em Natal, trânsito, IPVA, carros — Foto: Franciélly Medeiros/Inter TV Cabugi
BR-101 em Natal, trânsito, IPVA, carros — Foto: Franciélly Medeiros/Inter TV Cabugi

Proprietários de veículos com número final da placa 9 e 0 têm até quinta (8) e sexta-feira (9), respectivamente, para quitar o valor do licenciamento veicular no Rio Grande do Norte. As placas representam as últimas do calendário de pagamento.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), 304.131 veículos estão incluídos nesta última etapa – cerca de 20% da frota estadual.

O valor do licenciamento de veículos no RN é de R$ 90. O tributo é obrigatório para que o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) seja emitido.

Desde 2020, o CRLV é apenas digital, podendo também ser portado pelo condutor numa via impressa em papel comum.

É importante lembrar que para a emissão do CRLV não é preciso apenas pagar a taxa de licenciamento – todos os débitos do veículo devem estar quitados, como IPVA, Taxa de Bombeiros e, se houver, encargos e multas de trânsito.

Proprietários de veículos sem licenciamento infringem o Art.230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação. Além disso, o veículo pode ser apreendido e removido aos pátios do Detran.

Como pagar o licenciamento

 

No Portal de Serviços do Detran, o processo de emissão dos boletos é simples:

  • com a página aberta, é preciso clicar em “Veículos – Consulta de Veículos”;
  • logo em seguida é mostrada uma página onde é possível digitar a numeração da placa e do Renavam do veículo a ser consultado;
  • é aberta a página onde ficam os boletos referentes à taxa de licenciamento, IPVA, DPVAT, Taxa dos Bombeiros, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado;
  • o proprietário pode pagar as taxas no banco de sua escolha. É só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias.

 

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *