O Tribunal de Contas da União (TCU) investiga compras feitas pelas comissões militares nos Estados Unidos que chegam a R$ 20 bilhões. O objetivo é avaliar a regularidade das aquisições realizadas por essas comissões entre 2018 e 2022. A auditoria foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo, e o Estúdio I também teve acesso aos documentos.
O presidente do Tribunal, ministro Bruno Dantas, autorizou que uma equipe de auditores fosse até Washington para checar as aquisições. Segundo documentos que justificam a investigação, as Comissões Militares sediadas nos EUA realizaram 57.640 empenhos no período delimitado pela auditoria.
Segundo o TCU, estão sediadas nos EUA a Comissão Naval Brasileira em Washington (CNBW), a Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) e a Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW), sendo que as duas últimas possuem depósitos próprios para guarda de materiais adquiridos no exterior.
Os técnicos viajam de 12 a 20 de abril. A última vez que o TCU fez uma auditoria presencial nas comissões militares sediadas nos EUA foi em 1997.
Fonte: G1