Candidatos as prefeito de Natal: Carlos Eduardo, Hero, Nando Poeta, Natália Bonavides, Paulinho Freire e Rafael Motta — Foto: Arte
Candidatos as prefeito de Natal: Carlos Eduardo, Hero, Nando Poeta, Natália Bonavides, Paulinho Freire e Rafael Motta — Foto: Arte

A saúde é assunto presente em praticamente todos os programas de governo dos candidatos a prefeito de Natal em 2024. Todos os seis candidatos apresentaram propostas sobre o tema nos documentos entregues à Justiça Eleitoral.

Entre pontos comuns, mais de um candidato garante que vai trabalhar na conclusão do hospital municipal, que foi iniciado pela atual gestão. Os candidatos também falam em implantação de telemedicina e reestruturação das unidades básicas de saúde e outros serviços.

Entre as promessas, também há previsão de construção de um hospital veterinário, criação de programas de entrega de medicamentos em casa e ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde, para até 24 horas diárias.

Veja as propostas dos candidatos abaixo, por ordem alfabética:

Carlos Eduardo (PSD)

No plano de governo, o candidato Carlos Eduardo (PSD) afirmou que realizou uma pesquisa com a população para definir prioridades. Entre elas, anunciou a conclusão do Hospital Municipal e a ampliação da Maternidade Dr. Leide Morais para transformá-la em um Hospital da Mulher. O candidato também prevê a criação de um hospital veterinário público na Zona Norte, o fortalecimento da Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses e ampliação das atividades de castração.

Entre os destaques, também estão a reativação e expansão do serviço de “motolância” no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, para agilizar atendimentos, e o programa Remédio em Casa, com entrega de medicamentos nas residências de pessoas em situação de vulnerabilidade, idosos e pacientes com mobilidade reduzida.

Entre as propostas do ex-prefeito, também estão a reestruturação e ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), aumento do número de equipes médicas e melhoria do sistema de marcação de consultas. O candidato ainda aponta a necessidade de reestruturação da rede de saúde bucal e atendimento especializado para crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Heró Bezerra (PRTB)

No seu plano de governo, o candidato Heró Bezerra (PRTB) prevê a criação de Postos de Saúde 24h nos bairros. O candidato ainda promete a criação de 1.300 vagas de servidores na área da Saúde a serem preenchidas por meio de concurso público.

O candidato ainda pretende implantar um Serviço Móvel de Saúde e Odontologia e criar o “Ônibus da Saúde”, para levar serviços diretamente aos bairros. Além da criação de novas unidades de saúde, Heró anunciou, no seu plano, que pretende construir um hospital municipal de urgência e emergência na Zona Norte de Natal, com atendimento pediátrico.

Outra promessa é de criar Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), com uma unidade especializada para enfrentar a dependência de substâncias e a implantação de “video-atendimento” à população.

Nando Poeta (PSTU)

Candidato do PSTU à Prefeitura de Natal, Nando Poeta promete aumentar os recursos investidos em saúde pública, com um foco exclusivo no Sistema Único de Saúde, garantindo que o serviço seja 100% público e estatal, sem terceirização nem privatização. Ele afirma que pretende “universalizar” os serviços.

O candidato também afirma que pretende reestruturar e ampliar a rede municipal de saúde, com melhorias na infraestrutura de atendimento, redução do déficit de leitos e melhor distribuição de insumos e medicamentos.

Outra proposta é a valorização dos servidores de saúde, assegurando todos os direitos trabalhistas e pagamento adequado. Além disso, afirma que haverá realização de concursos públicos para preencher vagas nas áreas necessárias.

Natália Bonavides (PT)

As propostas de Natália Bonavides (PT) para a área da saúde incluem a universalização do acesso à saúde de qualidade com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a participação social. A candidata afirma que pretende promover a regionalização da saúde e fortalecer os distritos sanitários.

Entre as propostas, ela afirma que vai transformar a atenção primária à saúde (APS) com melhor distribuição de insumos, medicamentos e equipamentos; consolidar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); reestruturar a atenção especializada, incluindo o SAMU e UPAs; e implementar a digitalização dos serviços, integrando informações sanitárias em prontuário único.

Entre os destaques, a candidata propões desenvolver uma política municipal de atenção à saúde da pessoa idosa; fortalecer ações de saúde sexual e reprodutiva; criar programas específicos para a saúde de grupos vulneráveis, como LGBTQIA+, indígenas e refugiados, investir na educação permanente dos profissionais de saúde e reorganizar os serviços de saúde bucal e assistência farmacêutica.

Paulinho Freire (União Brasil)

As propostas de Paulinho Freire (União Brasil) para a área de saúde incluem a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos cinco distritos sanitários, com foco especial nas Zonas Norte e Oeste e a padronização do horário de atendimento das UBS, ampliando o funcionamento para das 7h às 19h.

O candidato também prevê implantação de atendimentos por telemedicina e parcerias com clínicas privadas o atendimento dos usuários da rede pública no horário noturno. Outras proposta são de implantação de um sistema com agendamento online de consultas e prontuários eletrônicos e entrega de medicamento nas casas dos usuários.

Segundo o programa de governo, Paulinho também quer instalar três novas academias da saúde na cidade e a criar programas de incentivo e reconhecimento para os profissionais da saúde. Ele também deve criar novos CAPS, um novo Centro Especializado em Saúde da Mulher e dois Centros Especializados em Reabilitação (CER).

Rafael Motta (Avante)

No seu programa de governo, Rafael Motta (Avante) afirma que pretende garantir acesso à saúde de qualidade, com atendimento humanizado e facilitado através de uma plataforma digital que contemple desde os serviços de saúde preventiva com as equipes de saúde da família, até os serviços de média e alta complexidade, inclusive centro de imagens.

Além de concluir o novo hospital municipal, ele pretende implantar programas como Remédio em Casa, Telemedicina e o agendamento de consultas, exames, cirurgias e retirada fichas para atendimento presencial através do Whatsapp.

Outras propostas do candidato incluem a criação do primeiro Hospital Público Municipal Veterinário da cidade, em prédio próprio, bem como a implantação de clínicas veterinárias públicas para atendimento de cães e gatos de famílias de baixa renda.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *