TER FÉ É ESTAR EM DEUS E DEUS EM NÓS – 

Ele disse: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus, mas aos outros falo por parábolas, para que ‘vendo, não vejam; e ouvindo, não entendam’.

– Muitos de nós não entendemos muito bem esse trecho do Evangelho de Lucas, capítulo oito; mais precisamente quando Jesus repete uma profecia de um profeta do antigo testamento, chamado Isaías: para que “vendo, não vejam; e ouvindo, não entendam.”

– À primeira vista, essas palavras parecem uma condenação; todavia, sabendo que Cristo jamais nos condena ou nos exclui do Seu Reino, compreendemos que Ele se refere ao estado de consciência (momentânea) de cada um de nós.

– A parábola é um excelente recurso empregado pelo Mestre Jesus para lançar os Seus ensinamentos para toda humanidade e alcançar todas as dimensões. Cada um a entende de acordo com o seu grau de evolução espiritual; assim, uns entendem perfeitamente, outros, não; porém, ao longo da vida, novas concepções lhe vão aflorando à consciência, à medida que vai evoluindo espiritualmente, até alcançar a consciência crítica.

“Portanto, considerem atentamente como vocês estão ouvindo. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado”.

– Este é mais um trecho de difícil compreensão, também registrado por Lucas, no capítulo oito do seu Evangelho, principalmente no tocante à segunda parte do versículo.

– A quem tiver, mais lhe será dado; ou seja, à medida que se busca, com firmeza e perseverança, mais se adquire sabedoria divina e poder espiritual; mais acesso se tem aos tesouros celestes – nunca, no entanto, faz uso deles para fins pessoais e egoísticos.

– De quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado. “De quem não tiver” significa aquele que ainda não despertou suas próprias virtudes espirituais; no entanto, iludido pelo ego e auxiliado pelo intelecto, acredita que tem. Este, se não estiver bem atendo, perderá até as pequenas virtudes que já despertou, ao se envolver cada vez mais na ilusão.

– Não se trata, portanto, de uma ameaça. Longe disso! Trata-se de uma singela advertência do nosso amoroso Redentor que, conhecendo a natureza humana e antevendo os obstáculos e ciladas do nosso caminhar, nos previne das tentações.

Ele lhe respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam”.

– Algumas pessoas interpretam essas palavras de Jesus como falta de atenção d’Ele para com sua genitora. Ora, Jesus não ver ninguém em segundo plano. Como Ele iria colocar em segundo lugar justo a mulher que gerou seu corpo?!

– Na verdade, com essas palavras, Jesus expandiu para todos nós, por assim dizer, o grande amor que Ele tem para com Sua mãe, espírito tão puro e de tão elevada estatura espiritual que teve o privilégio de gerar em seu ventre o Redentor e Salvador de toda a humanidade.

“Onde está a sua fé?”, perguntou ele aos seus discípulos. Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: “Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem? “

– Ter fé é ter confiança, é não duvidar, é estar em perfeita sintonia com a Fonte da Vida, com Deus; é ter fidelidade com nosso Pai Celeste, com o Espírito Santo, com Cristo.

– Só a fé nos conecta com Deus, com Sua força e com Seu poder. A exemplo da mulher que tinha uma hemorragia que não sarava, mas que, ao tocar Jesus, ficou sã instantaneamente. Da mesma forma fez Jairo, o dirigente da sinagoga, que viu a filha morta, mas, pela fé, a teve de volta, ressuscitada pelo grande amor de Cristo por aqueles que têm fé.

– E assim, poderíamos citar tantos e tantos exemplos, muitos deles ocorridos com nós mesmos, entre nossos próprios familiares, amigos e irmãos.

– Portanto, tenhamos fé COM Cristo, com Deus. Sigamos os ensinamentos de Jesus, o nosso Mestre e Redentor!

Façamo-nos Seus discípulos, instrumentos da Sua vontade! Peçamos para que Ele desperte em nós o ser divino que somos, embora ainda estejamos inconscientes dessa verdade. Amemos a Deus! Amemos ao próximo!

Amemos a nós mesmos! Sejamos amor! Sejamos paz! Sejamos gratos! Amém!

 

 

 

 

Arca da Sagrada Aliança – Movimento Cristão

As opiniões emitidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *