JANSEN LEIROS

Jansen Leiros*

Certa tarde, Anair e eu, decidimos fazer uma visita a dois primos muito queridos, Gelza e Kenji Matsunae!

Saímos na direção dos Vales Úmidos do Pium, onde residem, para os lados do sudeste do Estado. O dia registrava uma temperatura agradável e seguimos em frente, visualizando alguns resquícios da mata atlântica, em suave declive que nos permitia ver alguns arbustos floridos como o Pau d’arco e os Ipês, em sua variada e bela coloração, além dos primorosos jardins, cuidadosamente tratados.

Nesses recantos ajardinados, predominam as plantas tropicais, com cores fortes e vivas  e dão-nos a impressão de que são nascidas ou surgidas espontaneamente. São, também, de rica variedade. Filodendros e os crótons variados são os mais comuns.

Após quarenta minutos, aproximadamente, chegamos à chácara dos Matsunae, onde eles já nos esperavam.

Como sempre, a recepção do casal  foi primorosa, naquele recanto agradabilíssimo, quando e onde Kenji nos mostrou suas habilidades na condição de multifário que é.

Depois de apreciar as inflorescências que pendiam das plantas, primorosamente cuidadas, Gelza começou a nos falar sobre os projetos do casal, tal como a viagem que programavam fazer à Europa no mês de julho, acompanhados  dos amigos da Igreja, cujo itinerário compreenderia os caminhos percorridos por Jesus, há dois mil anos.

Gelza estava eufórica e já antecipava seus sonhos, com a antevisão dos recorridos que estavam sendo programados.

Na verdade, o casal planejara uma espécie de terapia, percorrendo os caminhos europeus, onde estavam marcadas as pegadas do Mestre, pelas veredas do ontem, há dois mil anos.

De fato, eis a melhor das terapias que podem ser vivenciadas por um ser humano, seguindo os mapas históricos na terra.

O objetivo de percorrer os caminhos históricos, tinha como sentido principal a busca da saúde do espírito, através da emocionalidade, da busca da Paz, com base na emoção sadia e da alegria interior que apascenta a alma humana.

Segundo os pensadores modernos, o ser humano está em constante transmutação, trazendo em si possibilidades de mudanças íntimas, no constante desejo de projetar ou desenvolver a capacidade de realizar  suas potencialidades, promovendo paralelamente seu  bem estar diuturnamente!

Todavia, na sociedade moderna, os desafios da vida, além de múltiplos, podem tornar-se mais difíceis diante das questões , quer físicas, quer emocionais, impedindo o processo de desenvolvimento dos valores internos, provocando ou acarretando doenças por excesso, hábitos inadequados e outras necessidades que, façam instalar no invólucro carnal outras doenças. Cabe, portanto que as pessoas promovam reajustes em suas programações, projetem viagens prazerosas, a fim de que a vida seja uma experiência sempre, mais agradável.

Esta crônica tem a finalidade de parabenizar, Gelza e Kenji Matsunae pela feliz ideia de realizarem essa viagem tão oportuna, prazerosa e magnífica, que a ambos veio dar tanta satisfação e alegria.

Jansen LeirosEscritor, membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *