Moradores descansam do lado de fora de uma mesquita após terremoto — Foto: Antara Foto Agency/Reuters

Uma pessoa morreu e centenas de casas ficaram destruídas após um terremoto de magnitude 7,3 abalar a região leste do país, de acordo com primeiro balanço oficial divulgado nesta segunda (15).

Por causa do tremor, moradores entraram em pânico e deixaram casas. Alguns habitantes que vivem perto do oceano buscaram refúgios em áreas mais elevadas.

O terremoto aconteceu às 18h10 (horário local, 6h10 em Brasília) do domingo (14) a 152 quilômetros a sudeste da cidade de Sofifi, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra a atividade sísmica no mundo todo.

O tremor foi registrado na ilha de Halmahera, a 2.400 quilômetros a sudeste de Jacarta, e seu epicentro localizado a cerca de 10 km de profundidade.

“A vítima foi atingida por escombros quando a casa desmoronou”, disse à AFP, Ihksan Subur, responsável pela agência de gestão de catástrofes. Não há registros de nenhuma outra vítima.

Outros tremores

A região das ilhas Molucas foi afetada por diversos tremores nas últimas semanas, um de magnitude 6,9 na semana passada e outro de 7,3 no final de junho.

A Indonésia é um arquipélago formado por 17 mil ilhas que se formou com a convergência de três grandes placas tectônicas e se encontra no Anel de Fogo do Pacífico, zona de forte atividade sísmica.

Fonte: g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *