Categories: Blog

Teste em mãe de recém-nascido que morreu com coronavírus em Natal dá negativo

Teste foi realizado pelo Laboratório Central do Estado (Arquivo). — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

O teste realizado na mãe da criança recém-nascida, com quatro dias, que morreu com coronavírus em Natal, teve resultado negativo para a doença, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde do município nesta quinta-feira (9). Os profissionais agora ampliam os exames para saber se a mulher teve a doença durante a gravidez e como ocorreu a transmissão.

O primeiro teste realizado foi o Swab – baseado na presença do vírus nas mucosas da paciente (como nariz e boca), porém não foi encontrado vírus. De acordo com a Secretaria, um novo exame, chamado sorologia, será feito para detecção de anticorpo para Covid-10, a partir da coleta de sangue da paciente.

Somente com essa e outras questões respondidas, os técnicos poderão definir se o bebê teve uma contaminação vertical (da mãe para o filho ainda dentro da barriga) ou externa. “Nós não podemos afirmar como isso aconteceu até a investigação ser concluída e analisarmos cada aspecto”, afirma Juliana Araújo, chefe do setor de Vigilância em Saúde de Natal.

Segundo ela, ao dar entrada no hospital, no dia 2, a paciente relatou ter tido sintomas de gripe, mas não soube precisar há quantos dias eles tinham começado. No dia 5, os profissionais coletaram amostra para o teste de coronavírus (com coleta de material das mucosas).

“Acontece que, se a doença já têm mais de sete dias, é mais fácil esse teste dar um falso negativo. A pessoa já pode ter criado anticorpos. Por isso precisamos fazer a sorologia para continuar a investigação”, explicou a profissional.

Se o novo exame der positivo, os profissionais poderão inclusive indicar se a paciente teve contato com o vírus nos últimos 30 dias ou antes.

Já a criança teve a amostra recolhida aproximadamente seis horas após o nascimento, sem ter contato externo com a mãe, porque era prematura e precisou ser levada à UTI. Para a Juliana Araújo, a chance de um contágio externo seria menor, porque esse tempo seria insuficiente para o vírus já ser detectado no nariz ou na boca do paciente.

“Mas nada está descartado. Tudo que diz respeito a esse vírus é novo. Vamos fazer toda a investigação baseado em conhecimento científico, analisando também casos semelhantes ao redor do mundo”, disse.

O caso

O recém-nascido morreu nessa quarta-feira (7), e o resultado do exame deu positivo para Covid-19. A mãe apresentava quadro de hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome respiratória a esclarecer e está em isolamento domiciliar. Ela deu entrada em um hospital da rede pública no dia 2 e o parto aconteceu na madrugada do dia 3.

De acorco com a secretaria municipal, o bebê nasceu com 30 semanas de gestação, apresentou insuficiência respiratória e ficou na UTI neonatal.

O bebê foi a terceira morte confirmada na capital, em decorrência do coronavírus, além de ser a mais jovem no país. Até essa quinta-feira (9), a capital potiguar tem 112 dos261 pacientes confirmados no estado.

Fonte: G1RN

Ponto de Vista

Recent Posts

Natal completa 425 anos nesta quarta (25)

Natal comemora 425 anos de história nesta quarta-feira (25). O nome da cidade foi escolhido justamente pelo fato…

20 horas ago

Avião com mais de 60 pessoas cai no Cazaquistão

Um avião da Azerbaijan Airlines com 67 pessoas a bordo caiu perto da cidade de Aktau,…

20 horas ago

‘Rolezinho’ termina com 13 motocicletas apreendidas em Mossoró

Um "rolezinho" terminou com 13 motocicletas apreendidas pela Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (25), dia de…

20 horas ago

PRF prende no RN motorista com carro alugado que deveria ter sido devolvido em 2018

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu nesta quarta-feira (24) na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal, um…

20 horas ago

Cães participam de ensaio fotográfico de formatura em Natal; veja imagens

Um hotel e creche de cães de Natal realizou um ensaio fotográfico de formatura com alguns…

20 horas ago

Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics

O Brasil assume a presidência do Brics em 1º de janeiro do ano que vem…

20 horas ago

This website uses cookies.