Brinquedos feitos com materiais recicláveis são usados na educação de crianças em escola da Grande Natal — Foto: Cedida
Brinquedos feitos com materiais recicláveis são usados na educação de crianças em escola da Grande Natal — Foto: Cedida

Inconformada com a falta de materiais que a auxiliassem na alfabetização e no ensino da Matemática de seus alunos, a professora Taziana Pessôa, de 48 anos, produziu e doou quase 50 brinquedos e materiais de estudos com itens que iriam para o lixo.

São papéis, plásticos, papelões, tampinhas de garrafas pet e, que agora, fazem parte do dia a dia das crianças em forma de caixas decoradas, abecedário, fatias de pizzas, cartões ilustrados, entre outros.

A potiguar leciona para a turma do 4º ano na Escola Municipal Deputado Djalma Marinho, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Para personalizar os acessórios, ela contou com o apoio de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Potiguar (UnP), onde também ensina.

“Todas as crianças participaram, se interessaram e aprenderam com os brinquedos e materiais. Foi impressionante ver como o ato de aprender brincando conseguiu prender a atenção de todos. Agora, em todas as turmas, virei a ‘tia dos brinquedos’ e sempre sou questionada sobre quando vou trazer materiais novos. Isso é muito gratificante”, conta.

A iniciativa de Taziana começou na sala de aula universitária, ao sentir que precisava ensinar aos futuros educadores a serem profissionais de excelência, independentemente da realidade que encontrem na escola. Nessa perspectiva, ressignificou para os alunos adultos a ideia da sustentabilidade no trabalho pedagógico, conscientizando os estudantes sobre salas de aula reais.

“Sinto que às vezes o ensino da Pedagogia pode se prender muito à realidade de uma escola perfeita, em que todos os materiais estão disponíveis a todas as pessoas. Sendo professora de uma escola pública, em uma área carente e ainda rural, sei que essa não é a realidade”, afirma.

Projetos futuros

Com o sucesso da iniciativa e a aceitação das crianças da Escola Municipal Deputado Djalma Marinho, a professora já planeja outros projetos do mesmo gênero, em parceria com atividades de extensão de diferentes cursos de graduação da UnP.

Uma das propostas que a professora pretende tirar do papel em breve envolve a criação de livros interativos para assimilação de conceitos básicos da Matemática. Ainda segundo Taziana, essa é uma das matérias em que as crianças sentem mais dificuldades. Por isso, a importância de ensinar de forma simples e lúdica.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *