Jaécio Carlos *
Cenas desagradáveis aconteceram no aeroporto de Natal, no dia 22 de julho quando um grupo de baderneiros e bandidos travestidos de torcedores do Corintians de São Paulo e Vasco do Rio de Janeiro, se encontraram em Natal.
O Corintians veio para a festa dos 100 anos do ABC e o Vasco pra jogar contra o América, pela Copa do Brasil. Nossos times perderam, mas quem mais perdeu foi o esporte. Infelzmente os bandidos se aproveitam de eventos como o futebol para explodirem suas frustrações, ódios e baixarias, de preferência, em público, sob a denominação de torcida organizada.
Um deles, de São Paulo, estava preso e foi liberado em São Paulo permitindo vir a Natal assistir o jogo e participar da baderna.
Quem é torcedor não faz isso, mas os caras saem de casa com o instinto da maldade aflorando as ações mesquinhas, pensamentos ruins e, de má fé, partem pra brigar com quem quer que seja, estragando o espetáculo. É impossível conter o avanço da bandidagem.
O policiamento tem suas regras e não pode bater de frente, de qualquer forma. Há restrições e eles, os vândalos, sabem disso, por isso a violência se espalha e depois de muitos estragos é contida, com penas leves para os provocadores. É preciso mudar a lei? Claro, mas é necessário mudar tanta coisa neste país, há temos.
Vivemos um momento de instabilidade, e desemprego, pouco dinheiro disponível, falta de perspectivas provocam essa iminente desagregação da sociedade.
A mídia mostra todos os dias o que está acontecendo no mundo. A insatisfação das pessoas contrasta com a evolução da tecnologia, da medicina e das comunicações. Somos mais de 7 bilhões de vivos, no mundo, sobrevivendo a guerras e fenômenos da natureza. Se não fizermos, cada um, a nossa parte, aonde iremos?
Casos como este que aconteceu em Natal, irão se repetir, infelizmente. Cabe a população ordeira se proteger como pode.
* Jaécio Carlos – Publicitário e palestrante