Contrato firmado entre a fabricante e a Sejuc prevê a utilização de 500 tornozeleiras por presos do RN; dispositivo possui GPS para determinar a localização por satélite e um modem para transmissão de dados por sinal de celular (Foto: Divulgação/Sejuc)

Nesta quinta-feira (4) juízes, promotores e agentes de segurança do Estado vão conhecer o funcionamento das tornozeleiras eletrônicas que detentos do sistema prisisonal estadual vão usar.

O dispositivo, que possui tecnologia capaz de monitorar cada passo do preso, também é considerado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) uma forma eficaz de reduzir a população carcerária. A apresentação do equipamento será feita na Escola do Governo, durante um workshop marcado para às 15h.

A princípio, segundo o secretário Cristiano Feitosa, o monitoramento eletrônico é destinado a presos do regime semiaberto, que passam o dia fora das unidades prisionais, e também presos oriundos de audiências de custódia.

A tecnologia das tornozeleiras inclui um GPS para determinar a localização por satélite e um modem para transmissão de dados por sinal de celular. Todas as informações são passadas, em tempo real, para uma central de monitoramento que pode estar em qualquer lugar.

A central de monitoramento das tornozeleiras já está pronta. Fica no Centro Administrativo do Estado, no mesmo prédio onde funciona o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Ao todo, 12 agentes penitenciários trabalharão em regime de escala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *