Voluntária para vacinação contra Covid-19 em Natal, Joyce Ferreira mostra seringa com dose da vacina Coronavac, aplicada inicialmente em trabalhadores da linha de frente contra a pandemia, na Arenas das Dunas. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Primeiro grupo vacinado contra a Covid-19, os trabalhadores da linha de frente contra o coronavírus relataram sentimentos de alegria e esperança ao receberem as primeiras doses da Coronavac na manhã desta quarta-feira (20), em Natal. Quem também falou sobre esperança foram os trabalhadores que se voluntariaram para imunizar a população.

Natal começou a campanha de vacinação nesta quarta, após receber cerca de 12 mil doses para a primeira das duas aplicações necessárias. Como o número é menor do que era esperado inicialmente, o município decidiu imunizar primeiro trabalhadores da saúde na linha de frente contra a Covid-19 e idosos em instituições.

A enfermeira Marivânia Souza, que trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – o Samu – chegou a ficar doente em junho, mas seguiu a recomendação de se imunizar e foi uma das primeiras na fila, no ponto de vacinação montado na Arena das Dunas, em Natal.

“É um sentimento muito feliz, de gratidão, por participar desse momento, de poder ser imunizada. Tanta espera, mas graças a Deus esse dia chegou. A gente que é linha de frente, se preocupa muito, se doa bastante para cuidar de outras vidas, e é muito importante isso”, disse.

Quem também se emocionou foi a estudante de enfermagem Joice Ferreira que se voluntariou, junto com outras pessoas, para fazer parte da equipe que está aplicando as vacinas. “É emocionante contribuir para esse momento de prevenção e de esperança para o Brasil e para o mundo”, contou.

Abrindo a vacinação, a técnica de enfermagem Ednalva Mauricio da Silva, 54 anos, que trabalha na UPA Pajuçara e no Hospital Varela Santiago foi a primeira imunizada na capital.

“Não tenham medo, é a nossa segurança. Se a vacina tivesse chegado mais cedo, menos pessoas teriam morrido. Eu estou muito feliz, é uma emoção muito grande”, disse. A vacina foi aplicada pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB) que é médico.

Cerca de mil servidores do município vão atuar nos quatro pontos de vacinação montados na capital: Ginásio Nélio Dia, na Zona Norte, Palácio dos Esportes, na Zona Leste, a Arena das Dunas e o shopping Via Direta, na Zona Sul da capital. O serviço funciona das 8h às 16h.

Os profissionais de saúde devem levar aos pontos de vacinação documentos que comprovem que eles atuam na linha de frente, como a escala de serviço que comprove atuação, por exemplo. Já a imunização de idosos institucionalizados e dos trabalhadores nesses locais, como abrigos, vai acontecer com a visita de equipes, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *