Jansen Leiros *
É comum escutarmos comentários, em certos ambientes informais, que esse ou aquele administrador, público ou não, gosta ou tem-se esmerado no seu desempenho funcional em trabalhar com equipes especializadas, que treina seguindo determinada metodologia, e às quais seleciona, obedecendo a critérios previamente escolhidos, determinados e aprovados por “expertos” naquele segmento laboral, do qual, quase sempre recebe os louros da aplicação de seu esforço.
Assim, façamos boa anotação de certas “dicas” a seguir referidas:
Trabalho em equipe é um sistema de organização de um grupo laboral; é uma maneira de compartilhar alguns objetivos funcionais através de um grupo de pessoas com um mesmo fim;
Trabalho em equipe é aquele tipo de trabalho no qual se tenta conseguir que se realizem atividades dependentes entre si, que podem sobrepor a soma de trabalho de cada um dos seus membros. No trabalho em equipe os objetivos são compartilhados; as tarefas estão definidas de forma clara, porém ao mesmo tempo são adaptáveis de acordo com cada situação; onde compartilham, também, as tarefas de liderança.
No trabalho em equipe os conflitos que possam surgir são resolvidos em consenso; está concentrado no esforço conjunto, a fim de que seus membros possam apoiar-se uns nos outros, de forma efetiva.
Trabalho em equipe é um trabalho realizado de forma organizada, com intercâmbio de opiniões que possam ser ouvidas e levando o grupo a tomar uma decisão clara para todos os membros.
No trabalho em equipe, existe uma participação geral, de todos, em qualquer momento, de acordo com o talento pessoal que cada um possui
Nesse tipo de trabalho, todos são considerados importantes e podem dar ideias. As críticas no trabalho em equipe são de caráter construtivas e o que se busca, sempre, é levar as tarefas para um bem comum.
No trabalho em equipe, a relação entre a missão do grupo, as responsabilidades de cada um e os objetivos do colegiado, estão claramente estabelecidos.
No trabalho em equipe todas as regras são claramente definidas, são conhecidas por todos, aceitas e respeitadas por todos. Usam-se técnicas e metodologias que são compartilhadas e são estáveis para a realização das tarefas requeridas. As decisões têm como base a informação e a documentação. Dai decorre que os resultados são satisfatórios.
No trabalho em equipe é fomentada a vontade de continuar trabalhando juntos. Vontade emulada, resultado alcançado!
O trabalho em equipe tem uma relação estreita com a disposição natural do ser humano no que se refere à convivência no da sociedade.
Outro elemento de considerada importância no trabalho em equipe é a coordenação na hora de valorizar esse tipo de labor. É de suma importância que as partes envolvidas sejam colaboradoras de forma mútua, de modo a que todos os dons individuais sejam desenvolvidos para o bem de todos e para conseguir um objetivo.
No trabalho em equipe, um componente apoia o outro e dá a sua parcela de colaboração de acordo com aquilo que melhor sabe fazer, favorecendo, assim, o mecanismo e o desenvolvimento do que se propõe produzir.”
Seguindo os critérios acima elencados, foi que, a atual administração do IHGRN conseguiu o êxito hoje reconhecido por todos no Estado do Rio Grande do Norte.
Nossos parabéns à administração Valério Mesquita.
Jansen Leiros* – Escritor e membro do IHGRN