O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nessa terça-feira (31) que a fase 1 de um acordo comercial norte-americano com a China será assinada no dia 15 de janeiro na Casa Branca.
O presidente escreveu no Twitter que assinaria o acordo com “representantes de alto nível da China” e que mais tarde viajaria a Pequim para iniciar negociações na próxima fase.
O acordo da primeira fase foi fechado em dezembro.
Na véspera, o assessor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, já havia sinalizado que a fase 1 do acordo seria celebrada em janeiro. Na ocasião, ele disse que espera que nenhum obstáculo atrapalhe a assinatura do tratado.
A fase 1 do acordo, firmado no início deste mês, deve reduzir as tarifas e impulsionar as compras chinesas de produtos agrícolas, energia e manufaturados norte-americanos. Além disso, o tratado deve abordar algumas disputas sobre propriedade intelectual.
No entanto, nenhuma versão do texto foi tornada pública e as autoridades chinesas ainda não se comprometeram publicamente com as principais questões, como aumentar as importações de produtos dos EUA para US$ 200 bilhões, quase dobrando as exportações dos EUA para a China.
Trump anunciou pela primeira vez planos para um pacto comercial inicial em outubro, e os negociadores dos dois países passaram semanas finalizando a chamada fase 1, que substitui o enorme tratado que as duas maiores economias mundiais buscavam inicialmente.
Fonte: G1