Pré-candidatos à Presidência dos EUA Donald Trump e Hillary Clinton. 01/03/2016 REUTERS/Scott Audette (E), Javier Galeano (D)

O candidato republicano a presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, empatou com a rival democrata, Hillary Clinton, eliminando uma diferença substancial, ao consolidar o apoio de prováveis votantes em seu partido nas últimas semanas, de acordo com a última pesquisa nacional Reuters/Ipsos, divulgada sexta-feira. A pesquisa mostrou 40% dos prováveis votantes apoiando Trump e 39% favorecendo Hillary, na semana de 26 de agosto a 1° de setembro. O apoio a Hillary caiu desde 25 de agosto na pesquisa de acompanhamento semanal, eliminando a vantagem de oito pontos que ela tinha sobre Trump.

Trump avançou nas pesquisas com o aumento do apoio republicado ao candidato do partido, que saltou seis pontos percentuais para 78% nas últimas duas semanas. Isso ainda é menos do que os 85% de apoio que o candidato republicano Mitt Romney desfrutava no verão de 2012, mas o crescimento ajuda a explicar a ascensão de Trump na pesquisa. O levantamento Reuters/Ipsos é realizado online, em inglês, em todos os 50 Estados norte-americanos. A mais recente pesquisa ouviu 1.804 prováveis votantes durante uma semana. O intervalo de credibilidade da pesquisa, uma medida de precisão, é de 3%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *