A Ucrânia está se preparando para construir a primeira escola totalmente subterrânea do país em Kharkiv, na região leste. O objetivo é proteger os alunos dos bombardeios russos, segundo o prefeito da cidade.
Kharkiv é uma das maiores cidades da Ucrânia e, antes da invasão russa, tinha cerca de 1,4 milhão de habitantes. A região fica muito próxima da fronteira com a Rússia e é alvo de ataques contantes.
“Tal abrigo permitirá que milhares de crianças de Kharkiv continuem a sua educação presencial e segura, mesmo durante ameaças de mísseis”, afirmou o prefeito Ihor Terekhov.
Depois da invasão, Karkhiv conseguiu organizar 60 salas de aula dentro de estações de metrô para o ensino presencial. O espaço atende cerca de 1 mil crianças todos os dias.
A nova escola subterrânea “atenderá aos mais modernos requisitos regulatórios para estruturas de proteção”, disse Terekhov. O prefeito não deu detalhes sobre a capacidade nem sobre a data de inauguração do espaço.
De acordo com o Ministério da Educação da Ucrânia, a guerra provou a destruição de 363 instituições educativas. Outras 3.800 foram danificadas durante os ataques, em todo o país.
Fonte: G1