A chapa 70 composta pelos professores Rodrigo Codes, como candidato a reitor, e Edcarlos Alves, como candidato a vice-reitor, venceu a consulta realizada pela Ufersa nessa segunda (15). Passada a fase da consulta, o próximo passo é a formação da lista tríplice (com Rodrigo Codes, Jean Berg Alves e Ludimilla Carvalho) que será encaminhada para o Ministério da Educação, em Brasília, para nomeação. A expectativa é que o primeiro da lista seja nomeado pelo MEC.
A eleição para reitor da Ufersa chegou a ser suspensa por causa da medida provisória do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que dava ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, o poder de nomear reitores por escolha própria para universidades federais durante a pandemia do coronavírus. No entanto, a medida provisória foi revogada pelo governo federal.
Ao todo, a chapa vencedora obteve 2.115 votos, sendo 1.694 de alunos, 173 de técnicos administrativos e 248 professores. Segundo o relatório do sistema SIGEleição, a chapa obteve 37,55% dos votos. Em segundo lugar ficou a chapa dos professores Jean Berg Alves e Subênia Karine, em terceiro, os professores Ludimilla Carvalho e Roberto Pordeus. Já em quarto lugar, ficou a chapa dos professores Josivan Barbosa e Nilza Dutra e, em quinto, a chapa do professor Rodrigo Sérgio e Edwin Luize.
Com a consulta realizada, o Colégio Eleitoral deve emitir o relatório final do processo até o dia 17 de junho, data que começa o prazo dos recursos. Segundo o cronograma, os candidatos terão até 48 horas para formalizar questionamentos sobre o resultado do pleito. As respostas para os possíveis recursos devem sair no dia 22 de junho.
Eleição virtual
Esta foi a primeira consulta para a escolha de reitor que a Ufersa realizou de forma 100% virtual. O sistema utilizado foi o SIGEleição já testado com sucesso na consulta para a escolha dos diretores de Angicos e Caraúbas, no último dia 26 de maio.
O tempo médio de fazer o login no sistema e obter o comprovante de voto foi menor que 30 segundos. “O SIGEleição foi um sucesso na consulta da Ufersa. É mais uma tecnologia que veio para ficar e garantir segurança e rapidez neste importante processo de escolha”, comentou Elizângela.
Fonte: G1RN