A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) vai oferecer curso de extensão para pilotos de avião civil. O curso é uma parceria com a Associação Nacional de Aviação Civil (Anac). As inscrições podem ser feitas de 30 de abril a 31 de maio, no portal da Fundação Guimarães Duque. Confira aqui o edital.
O curso de pilotos é presencial e totalmente gratuito, inclusive a inscrição. O candidato deve ter mais de 18 anos, possuir ensino superior completo ou em fase de conclusão, ter cadastro no CadÚnico atualizado e não possuir nenhuma licença de piloto de avião.
Na primeira fase, serão selecionados 200 candidatos, sendo 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino.O critério é a nota obtida no exame teórico de Piloto Privado de Avião. Em um segundo momento, desses 200 candidatos serão classificados 20, sendo 10 homens e 10 mulheres. Outros 80 ficarão em um cadastro de reserva com validade de 3 meses a partir do início do curso que será ministrado na Ufersa na modalidade totalmente presencial.
O objetivo da formação completa de pilotos comerciais de avião por meio do Programa de Diversidade, Inclusão e Formação da Anac, em parceria com a Ufersa, é fortalecer o ensino aeronáutico e democratizar o acesso a formação de pilotos civis no Brasil.
“Das 20 vagas oferecidas 50% são destinadas para mulheres”, frisa o coordenador do curso, professor Rômulo Pierre Batista dos Reis, do Centro de Engenharias da Ufersa.
Fonte: G1RN