A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou a aprovação de um plano de expansão das vagas do curso de medicina do campus Caicó, no Seridó potiguar, a partir de 2024.
Segundo a universidade, já está confirmada a ampliação de 10 vagas para o próximo ano e a expectativa é de que sejam implementadas outras 30 vagas em 2025, a depender do Ministério da Educação (MEC) e de pactuações com os serviços de saúde da região.
“O incremento se dará com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no qual os candidatos poderão concorrer utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, informou a instituição.
Criado em 2014, no âmbito do programa Mais Médicos para o Brasil, o curso de medicina na Escola Multicampi opera com atividades desenvolvidas tanto na sede, em Caicó, quanto nos municípios de Currais Novos, Santa Cruz, Macaíba e Natal.
Anualmente, o curso tem entrada de 40 estudantes em uma turma única. A partir de 2024, serão 50.
Segundo a instituição, desde a criação do curso na unidade acadêmica, no entanto, já era esperada uma ampliação para a oferta de 80 vagas anuais.
A ampliação de vagas para o curso propicia ganhos para o RN e para toda a região, segundo Elda Melo, pró-reitora de Graduação da UFRN.
“Para o interior do estado, a relevância dessas vagas adquire grande magnitude, uma vez que objetiva sobre a responsabilidade social de levar os médicos às comunidades mais carentes e distantes das zonas urbanas. O curso de medicina da unidade acadêmica está voltado às necessidades locais e regionais, buscando formar um profissional alinhado com as demandas contemporâneas do mundo do trabalho”, afirma.
Segundo a UFRN, o curso de Medicina da Escola Multicampi foi reconhecido com conceito máximo pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Fonte: G1RN