Banco de imagens foi lançado durante seminário do Telessaúde

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em conjunto com o Núcleo de Telessaúde do RN, lançou, na noite da última sexta-feira (28), o primeiro Banco de Imagens Médicas do Brasil, o BiMed. O lançamento ocorreu durante o 1º Seminário de Telessaúde do RN que contou com a presença de Hêider Aurélio Pinto, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (MS).

O BiMed é um banco com mais de 30 mil imagens de exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética, hemodinâmica, ultrassonografia, ecocardiograma, dentre outros tipos de exames. A ferramenta permite que cientistas de todo o mundo possam estudar as imagens e desenvolver métodos de diagnósticos mais inteligentes e precoces. Segundo o Coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, o repositório “é muito importante para estudos aplicados ao diagnóstico de câncer e aneurismas”.

O serviço está disponibilizado gratuitamente para qualquer instituição de ensino ou pesquisa, visando contribuir para os avanços da ciência nesta área. Para ter acesso, é preciso fazer um cadastro no site da Telessaúde e enviar pelo sistema uma solicitação da instituição que deseja utilizar a imagens. Nesta solicitação deverá conter explicação de como as imagens serão utilizadas.

Todos os exames são anônimos, com objetivo de não identificar os pacientes – garantindo total segurança. O acesso ao repositório será por meio do site do Telessaúde-RN e foi disponibilizado para a comunidade desde sábado (29).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *