A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no ano que que celebra 60 anos de atividades, prepara-se para sediar o 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), que tem como objetivo discutir os desafios e potencialidades de extensão universitária brasileira. A expectativa é receber de 4 mil participantes. O congresso ocorre entre 28 e 30 de junho, dentro da programação da Semana de Ciências, Tecnologia e Cultura (Cientec), sendo aberto a estudantes dos níveis médio-técnico, de graduação e pós-graduação, graduados e profissionais, técnicos administrativos e professores de todas as instituições de ensino superior do Brasil, públicas e privadas.
Com o tema “Extensão e Sociedade: Contextos e Potencialidades”, o congresso contará com uma variada programação em sua 8ª edição, incluindo oficinas, mesas-redondas, conferências, comunicações orais e sessões de pôsteres nas áreas temáticas de comunicação, cultura, direitos humanos, educação, saúde e trabalho.
As inscrições podem ser realizadas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), acessando a área de Sigeventos e efetuando um cadastro. As taxas para participação variam de R$ 40,00 a R$ 200,00, de acordo com o tipo de inscrição e passam por um reajuste após os dia 20 de março.
Os interessados em apresentar projetos podem submeter os trabalhos através do Sigeventos. A previsão é que cerca de 3 mil projetos sejam apresentados durante o congresso, cujo objetivo é facilitar a discussão e a troca de ideias, resultados e experiências entre os participantes, e pôr em destaque a extensão como campo de produção de conhecimento e transformação social no contexto socioeconômico e político atual.