José Maria Barreto de Figueiredo
No ultimo dia 17, tive a agradável oportunidade de presidir a entrega da Certificação Internacional Cambridge do Facex Dual Language aos alunos que concluíram a primeira fase do referido curso dirigido pelo ilustre professor Alexandre Emerson.
Foi inegavelmente uma grande alegria estar à frente daquele momento por diversas razões: em primeiro lugar pela importância do curso e ainda por quem sabiamente o direcionava, um ex aluno Facex, prata da casa, que mostrava o fruto do nosso trabalho; e por último, era um evento realizado no bonito e suntuoso Auditório que conseguimos erguer no Campus da Imaculada Conceição do UNIFACEX.
Ao contemplar aquele auditório plenamente ocupado por tantas pessoas, muitas imagens passaram por minha mente, da minha infância até os dias atuais.
Quando pensava eu que dia haveria de viver um momento tão feliz e pouco comum na vida de um modesto educador.
Naquele Auditório cheio, contemplei a satisfação dos pais ao assistir a proficiência de seus filhos, crianças de sete a dez anos, mostrando grande domínio da língua inglesa.
Lembrei-me subitamente da alegria incontida de dona Candinha, minha querida e inesquecível mãzinha, quando foi assistir, na Vila dos Estivadores, minha professora dona Lizete (por onde andará?) determinando-me que eu recitasse o alfabeto de A a Z e assim eu o fiz, sem titubear. Os olhos da minha mãe brilhavam de alegria.
Com o passar do tempo, meus filhos me sucederam. Desta vez coube-me o incontido gáudio de ver Oswaldinho e Candysse receberem galhardamente os seus diplomas de Alfabetização. E não pararam por aí, mas continuaram trilhando o caminho do conhecimento, preparando-se para construir ao meu lado o Campo Facex Zona Sul e agora, o nosso maior sonho, o Campus Facex da Imaculada Conceição. E vem a geração seguinte, com Lucas e Ana Beatriz, nos quais deposito a confiança de continuidade neste futuro venturoso.
Por esta razão, um evento desta dimensão causa-me profunda emoção. Vejo que a semente foi plantada em campo fértil, germinou, cresceu e deu ótimos frutos.
Resta-me agora agradecer ao grande Arquiteto do Universo a oportunidade que ele me confiou e que eu, na minha humildade mas com disponibilidade, venho cumprindo fielmente.
Por esta razão repleto está meu coração de felicidade.
José Maria Barreto de Figueiredo – Diretor Presidente da FACEX