UM ELO ENTRE O ARMORIAL E A TROPICOLOGIA –
Os comentários que fiz ontem, em tom de homenagem, sobre as obras geniais de Ariano Suassuna e Gilberto Freyre, além de boas recordações, trouxeram-me o prestígio de opiniões familiares dos Suassuna e Freyre. E de outros amigos também. Assim, obrigado a todos que dividiram comigo o devido reconhecimento a cada um desses Mestres.
Na essência dos textos, se academicamente há como estabelecer, pelo sentimento da valorização regional, alguma conexão entre o Armorial de Ariano e a Tropicologia de Gilberto, o que dizer de um elo próprio quando as vias passam pelos laços familiares diretos?
Bem, isso me dá significância por ter contado com mais outro privilégio. Pelas referências que fiz às respectivas genialidades fui agraciado com os comentários dos netos de cada Mestre: João Suassuna e Gilberto Freyre Neto.
Aos dois diletos amigos, reitero a honra de tê-los como seguidores nas circunstâncias que lhes tocaram. Desse modo, ficou mais fácil reunir os movimentos Armorial e da Tropicologia através dessa representação familiar. O despertar do interesse pelo exercício possível de uma sintonia acadêmica entre os autores ficou para outra oportunidade.
Enfim, o mais importante agora é poder constatar que Ariano e Gilberto estão cada vez mais presentes, imortalizados por obras preciosas e inesquecíveis.
https://www.instagram.com/p/CDEXG_zgo1l/?igshid=15eoh38op57h2
Alfredo Bertini – Economista, professor e pesquisador. Ex-Presidente da Fundação Joaquim Nabuco