UM NOVO CAOS –

O que é o caos? Uma palavra grega, substantivo masculino. que na tradição platônica, significa o estado geral desorientado e indiferenciado de elementos que antecede a intervenção do artesão divino.

Em várias tradições mitológicas, trata-se de um vazio limitado e indefinido. Segundo a mitologia, esse vazio precedeu e propiciou o nascimento dos seres e da realidade do nosso universo.

Parece que isso se tornou uma realidade nos dias atuais. E o noticiário trata de aumentar essa sensação. Os seres da maldade nunca estiveram em alta como agora. As notícias veiculadas pela imprensa só tratam de guerras, crimes e violência.

Como se não bastasse a terrível pandemia, nos vemos agora com o risco de um conflito nuclear. E haja caos. O discurso belicoso da Rússia mete medo por mostrar que podemos ter uma terceira guerra mundial. E o que é pior, se ocorrer, ela será na extremamente destrutiva.

A guerra da Rússia e a Ucrânia é um fato gerador da tensão que se alastra no mundo. Principalmente pela rapidez da internet. É uma realidade cruel e atual que intimida a todos os habitantes do planeta. E as terríveis consequências econômicas dessa guerra insana já se fizeram notar.

Noutro patamar, saindo da dolorosa esfera internacional, paro numa situação brasileira, que para nos cria um novo caos, onde começamos a viver a proliferação e divulgação de assassinatos, suicídios, roubos e crimes diversos, sempre violentos. E somos diariamente massacradas com esses relatos. O que nos inquieta bastante.

Sou do tempo em que havia normalmente dois tipos de jornalismo. Um que informava a situação política, esportiva, social e econômica local, do país e do mundo. Outro que se debruçava nas maldades do cotidiano. Esse era assistido mais pelo pessoal da periferia, o maior público, que ficava atento a cada notícia.

Hoje está tudo unificado, não importando a condição social e econômica das pessoas, criando a sensação de que isso é um fato normal. Ou preconizam bastante a violência ou, de outro lado, a rivalidade política atual, essa também com uma virulência desmedida, nunca vista antes. Não há quase espaço para o equilíbrio.

O que dá “Ibope” atualmente é a notícia crua repetida várias vezes. Por isso não gosto dessa nova situação. Acho que estamos rumando para um perigoso mundo novo. Principalmente aqui em nosso país, onde já estamos vivendo essa realidade. E em todas as áreas isso se preconiza.

Dizem alguns que a explicações para tanta novidade, com o aumento dessa sensação de medo, são as novas mídias sociais. Que colocam “on-line” tudo que se passa no mundo, numa velocidade inimaginável antigamente. Assim todos se entreolham surpresos com tanta coisa nova. E vivenciam essa realidade com muita apreensão. E haja caos!

Desejo de fato que essa situação anômala que vivemos tenha vida curta e possa chegar ao fim num curto espaço de tempo. Pois percebo que a própria sanidade das pessoas está ficando comprometida. Mas tenho minhas dúvidas. Contudo, vamos torcer juntos para o final desse terrível período. Para que este novo caos dê lugar a um período de paz e tranquilidade para todos.

 

 

 

 

Nelson Freire – Jornalista, editor do Blog Ponto de Vista, Economista e Bacharel em Direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *