UMA CARTA PARA OLÍVIA –

Natal (RN), 26 de março de 2021

Querida Olívia,

Recebi de sua mãe, Juliana, a mensagem informando:  “Chego dia 22 de abril de 2021”. A data me reportou a um acontecimento passado, mas que agora se refere a um novo descobrimento: a de que o meu coração pulsa mais forte pela ansiedade de que ainda eu tenha tempo de te reencontrar aqui por estas terras do Senhor.

Digo isso, minha pequena Olívia, porque estamos atravessando uma vida de incertezas, assolados pela

pandemia provocada por um vírus chamado de Covid-19. Digo a você que o mundo todo está sem saber o que realmente aconteceu e muito menos o que acontecerá.

No entanto, querida netinha, não fique preocupada. Você estará protegida pelo escudo protetor de Deus, que cuida de todas as crianças que estão chegando, por trazerem para cá uma nova mensagem de paz.

Seu vovô já lhe ama imensamente, pois essa medida de amor também já experimentei quando Lucas e Arthur, seus primos, aportaram em minha vida dando-me um fôlego novo, tipo o sopro de um ‘fole’ ao avivar as brasas que vão nos consumindo à medida em que a chama da juventude vai se espalhando e transformando-se em cinzas.

O importante, querida Olívia, é que você seja uma menina saudável, inteligente, amorosa e que será muito bem recebida. Seu papai, Nerthz, está eufórico e torcendo para que você seja um elo de ligação entre todos os da família e que a sua alegria contagie a cada um de nós.

Tá cedo ainda, mas gostaria de antecipar que você, assim como foi com o seu vovô, com o tempo  aprenderá a ponderar o seu raciocínio e as suas decisões sempre com foco para as realizações a que se propõe. Mas quero te contar um segredo, só para nós dois: nem sempre conseguiremos essa perfeição esperada por nós. Portanto, minha neta, nos momentos mais difíceis, não tenha nenhuma dúvida: não solte a mão de Deus. Saiba também que onde seu vovô estiver, estarei rezando e torcendo para que aprume seus passos e siga em frente, sempre com a cabeça erguida, não pelo orgulho, mas pela certeza de que estará fazendo o seu melhor por você e por aqueles que gozarão de sua amizade.

Olívia, lembre-se que a vida não é feita somente de preocupações. A vida é bela quando amamos as pessoas da maneira como elas são. Trate todos da melhor maneira possível, pois o melhor das pessoas nós não enxergamos com os olhos seletivos, e sim, com o coração revestido de amor e aceitação.

Com três dias de nascida, seu vovô terá acumulado mais de vinte e cinco mil dias, mas estou reunindo as minhas forças e guardando o que me resta de alegria para “gastar” me divertindo e divertindo você. Vai ser legal. Você gostará de passear, de dançar, de brinquedos inventados por vovô, gostará de olhar os passarinhos, de ler livrinhos infantis, de colher pitangas, de tocar nas folhas das plantas e de tomar banho no chuveiro de vovô?

Ah, você ainda não sabe como é bom. Pergunte a Lucas e a Arthur, eles certamente dirão que gosta, (assim espero. kkk).

O mundo mudou muito, minha neta. As coisas ficaram mais modernas, mais práticas, mais tecnológicas, e até mais “estilo funcional” como me diziam quando eu era garotinho. Porém uma coisa que não poderia e não deveria ter mudado seria a forma como as pessoas se distanciaram da prática do bem maior. Mas isso, minha neta, é apenas divagação deste velho homem. O que vale agora é o meu amor ansioso por te acolher.

Venha em paz. Arrume suas coisas na sua malinha aí na barriga da mamãe, que logo logo estarei na “Estação da Vida” para te receber. O meu coração já está todo enfeitado com bandeirinhas coloridas, com flores, com fotos de Lucas e Arthur, com dizeres de “Seja bem-vinda”. Estou tendo muito cuidado para que as vertentes lacrimais deste velho amigo não turvem a beleza da tua chegada.

Sim, ainda tenho alguns conselhos para você:

– Ame a Deus sobre todas as coisas;

– Ame e respeite sempre os seus pais;

– Faça suas orações todos os dias agradecendo pela vida;

– Respeite todas as pessoas;

– Não se deixe enganar pelas facilidades da vida;

– Tenha a sua base firme na convicção do bem;

– Estude, pois o conhecimento é a única coisa que não é possível te roubarem;

– Tenha sempre forças para superar qualquer obstáculo ;

– Nunca ceda às tentações;

– Aprenda a discernir o certo do errado e o bem do mal.

– Esvazie, sempre, o seu coração dos ressentimentos.

Vovô te aguarda ansiosamente.

Deus te abençoe.

 

 

 

 

 

 

Carlos Alberto Josuá Costa – Engenheiro Civil, escritor e Membro da Academia Macaibense de Letras (josuacosta@uol.com.br)

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *