UMA LIÇÃO DE VIDA –

Dudu Braga, 51, filho do Rei Roberto Carlos, emocionou o país com a sua entrevista nos principais canais de televisão do país.

Dudu é deficiente visual total, devido a um glaucoma congênito. Na idade adulta, foi diagnosticado com câncer de pâncreas e agora recebe novamente a triste notícia de que a doença surgiu no peritônio (membrana que envolve a cavidade abdominal).

Enfrentou e venceu o grave problema pancreático primário com aplicações de quimioterapia, enfrentando os seus duros e indesejáveis efeitos colaterais, quando agora viu novamente surgir a doença de forma secundária (metástase peritoneal).

O que mais chamou a atenção e impressionou a todos durante entrevista foi a forma, o comportamento e a coragem de Dudu enfrentar novamente o sério e delicado problema.

O momento reverte a reflexões profundas de como analisar o comportamento emocional exibido pelo paciente diante de tão grave problema.

Não se trata de levar o caso para o lado pessoal, se referindo ao seu pai, como o maior e mais bem pago cantor do Brasil. Por sinal, falam muito bem de suas ações sociais.

Porém, o fato alertou e piscou para aqueles que acham que o dinheiro compra tudo. Verdadeiro engano. Se assim fosse, os ricos, os poderosos não adoeciam.

No entanto, vale a pena estar atento para entender que o dinheiro não compra saúde; que não adianta a arrogância, a soberba, a prepotência, a discriminação, a humilhação, tão vistas e observadas nos dias de hoje; aquele que assim se julgue e se assume como o “dono” do mundo, que o dinheiro compra tudo, está inteiramente enganado e fora da realidade. Chamo a atenção: mantenha-se sempre atento ao sinal de alerta (sinal amarelo).

A saúde não tem preço. A doença não tem boleto bancário atrasado para pagar. Os exemplos são muitos e muitos bem conhecidos em todo o planeta

Foi comovente a entrevista, foi sim, mas o entrevistado deixou uma lição de vida, de energia positiva e de reflexão profunda para todos nós. Foi comovente e ao mesmo encorajadora e otimista.

Vida longa para você Dudu, você nos enriqueceu de coragem com o seu sorriso contagiante de otimismo e fez transbordar em nossas almas a esperança de viver.

 

 

 

Berilo de Castro – Médico e Escritor,  [email protected]

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *