UMA QUESTÃO DE PREFERÊNCIA –
Alberto da Hora
Acho muito interessante quando vejo essas listas elaboradas pelos cinéfilos – famosos ou não – sobre os seus filmes favoritos, os que eles consideram os melhores de todos os tempos.
Não sou nenhum expert nessas coisas de análises cinematográficas, mas atrevo-me a propor também a minha lista de preferidos, pelo menos os que eu considero mais importantes para mim, não como especialista, mas como espectador atento e interessado. Não cito alguns dos grandes títulos da cinematografia mundial, porque simplesmente não os vi. A minha lista inclui os nomes dos seus diretores e leva em conta não apenas os detalhes técnicos das obras, mas em primeiro lugar a emoção que elas me causaram. A relação não obedece a nenhuma ordem de classificação, está de acordo com a minha lembrança no momento, não é maior por questão de espaço e não contempla títulos dos últimos dez anos.
“Luzes da Cidade” / “O Garoto” / “O Circo” / “Os Ociosos” – Charles Chaplin
“Casablanca” – Michael Curtiz
“Janela Indiscreta” / “Os Pássaros” / “Um Corpo que Cai” / “Psicose” / “Correspondente Estrangeiro” – Alfred Hitchcock
“Viridiana” – Luis Buñuel
“Cantando na Chuva” – Stanley Donen e Gene Kelly
“A Mulher do Tenente Francês” – Karel Reisz
“Os Duelistas” – Ridley Scott
“Cinema Paradiso” – Giuseppe Tornattore
“Roma, Cidade Aberta” – Roberto Rossellini
“Ladrões de Bicicleta” – Victorio De Sica
“O Terceiro Homem” – Carol Reed
“Rio Bravo” (Onde começa o Inferno) – Howard Hawks
“Shane” (Os Brutos também Amam) – George Stevens
“Johnny Guitar” – Nicholas Ray
“Matar ou Morrer” / “A um Passo da Eternidade” – Fred Zinnemann
“No Tempo das Diligências” / “Rastros de Ódio” / “Paixão dos Fortes” / “O Homem que matou o Facínora” – John Ford
“Meu Ódio será tua Herança” – Sam Peckimpah
“O Terror das Mulheres” / “O Professor Aloprado” – Jerry Lewis
“Almas Gêmeas” – Peter Jackson
“O Diabo Veste Prada” – David Frankel
“Shakespeare Apaixonado” – John Madden
“Meu Tio” – Jacques Tati
“A Festa de Babette” – Gabriel Axel
“Crepúsculo dos Deuses” / “Sabrina” / “Quanto mais Quente Melhor” – Billy Wilder
“A Malvada” – Joseph L. Mankiewicz
“O Manto Sagrado” – Henry Koster
“Os Deuses Vencidos” – Edward Dmytryk
“Cimarrom” – Anthony Mann
FILMES BRASILEIROS
“Amei um Bicheiro” – Jorge Ileli e Paulo Wanderley
“Rio Zona Norte” – Nelson Pereira dos Santos
“Assalto ao Trem Pagador” – Roberto Farias
“Chuvas de Verão” – Cacá Diegues
“Central do Brasil” – Walter Salles
“Três Vagabundos” – José Carlos Burle
“Absolutamente Certo” – Anselmo Duarte
“Sinhá Moça” – Tom Payne
Quero também incluir o primeiro filme que vi na minha vida, um dos precursores da dita chanchada, “Fogo na Canjica”, que assisti numa sessão campal promovida, eu acho, por um candidato a vereador qualquer, numa noite qualquer, na velha Guarita.
Como imperativo sentimental, devo citar os seriados, todos os filmes de Tarzan, os western B estrelados por Roy Rogers, Rocky Lane, Johnny Mack Brown, Bill Elliot, Rex Allen; as chanchadas brasileiras, os filmes do Gordo e o Magro e tantos outros que povoaram a minha infância, e como assíduo frequentador das matinais dos cinemas São Luiz e São Pedro, ambos de velhas e agradáveis memórias.
Alberto da Hora – escritor, músico, cantor e regente de corais