Jansen Leiros*
Depois de extenso e cansativo trajeto, chegamos, enfim, ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
Era o dia 23 de março de 2.015!
Dr. Valério Mesquita, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Dr. Jurandir Navarro da Costa, Vice-Presidente da Academia e Letras deste Estado, o amigo José que conduzia o carro que nos transportava e eu, Jansen Leiros, Assessor do Presidente Valério, fazíamos parte daquela comitiva!
Nosso objetivo, era recepcionar o ministro Almino Affonso que nos visitava para, solenemente, receber do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, o título de Sócio Honorário de nossa Casa da Memória. Para receber, também, da Assembleia Legislativa do Estado, o título de Mérito Legislativo e do Conselho Estadual de Cultura, a honrosa medalha de Cultura.
A presença de Almino Affonso neste Estado muito nos honrou, estreitando os laços de amizade e simpatia daquele personagem, que iniciaram-se com a criação da edilidade de Almino Affonso, da qual seu avô é o patrono.
O ministro Almino Affonso é uma dessas pessoas que nos empolga e cativa à primeira vista!
Portador de vasta e eclética cultura, passou aa ser chamado entre nós, “carinhosamente” de “dr. Sabe tudo”
É inegável dizer-se que o ministro possui memória prodigiosa. Quando discursando, não esquece, sequer, um único detalhe. Em sua carreira política ou como cidadão, todos os dados e episódios são catalogados, lembrados e verbalizados na sequência dos fatos narrados.
Em suas exposições, é aplaudível sua coerência! A coerência de seus argumentos e justificativas.
Na solenidade da Assembléia Legislativa, onde foram proferidos vários discursos, um evocativo, saudoso, comovente, outro discorrendo sobre o instante que se registrava na memória daquela Casa Legislativa, outro, ainda, alusivo à natureza e a justeza dos títulos concedidos, o ilustre visitante nos brindou com sua brilhante oratória que há de permanecer gravada em nossas memórias face à sua grandeza humana, ao seu carisma e à sua postura de patriota honrado!
A seleta plateia que ali compareceu, tenho certeza, jamais se olvidará daquela tarde!
Volte sempre, ministro Almino Affonso!
Jansen Leiros – Escritor