Com as presenças da governadora Rosalba Ciarlini e do presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a população feminina da Zona Norte de Natal passou a contar, na manhã desta segunda-feira, 05.11, com uma importante ferramenta na área de saúde. Estacionado na Unidade SESC Zona Norte (Rua Paranduva, por trás do Nordestão do Conjunto Santa Catarina) e pioneiro no país, o caminhão SESC Saúde da Mulher, irá prestar, por cerca de três meses atendimentos clínicos e oferecer exames de alta complexidade ao público local. “Este já o é segundo destino desta unidade móvel. No primeiro, em Extremoz, nós realizamos cerca de oito mil atendimentos, em 64 dias úteis. Este número tende a ser maior aqui na Zona Norte de Natal”, explica Marcelo Queiroz.
A governadora Rosalba Ciarlini, que foi a autora da ideia que, há dois anos e meio, plantou a semente da qual surgiu a unidade pioneira no Brasil, ressaltou a importância de parcerias público-privadas: “Infelizmente, só os investimentos públicos na saúde não atendem às necessidades das mulheres que precisam de atendimento clínico. Por isso, trabalhar em conjunto com o setor privado é tão importante. De mãos dadas, podemos lutar por um RN melhor”. “Estou muito orgulhosa de ter levado esta ideia, em uma conversa que tive com Marcelo (Queiroz) e alguns diretores da CNC em Brasília quando ainda era senadora. E muito feliz de que a ideia tenha se transformado em uma realidade que trará grandes benefícios às mulheres do Rio Grande do Norte. O Sistema Fecomércio, através do SESC, está de parabéns”, completou a chefe do Executivo Estadual.
Os agendamentos das consultas começaram a ser feitos na semana passada e ontem mesmo foi dado início aos atendimentos. As mulheres poderão fazer exames de ultrassonografia mamária, transvaginal e pélvica, mamografia, preventivos e também poderão participar de ações educativas na área da saúde. O tempo previsto de permanência no local, é de cerca de três mesess, mas segundo o diretor regional do SESC, Laumir Barrêto, a expectativa é que a unidade móvel permaneça por mais tempo no local. “A demanda da zona norte é muito grande. Os atendimentos começaram hoje (05.11), mas a procura já está sendo tão grande, que estamos viabilizando a possibilidade para que o caminhão itinerante fique por mais tempo aqui”, disse ele.
A pedagoga Rosamaria de Souza já estava no local desde cedo, esperando ansiosamente o início dos atendimentos. “Eu moro no conjunto Alvorada e vim de lá pra cá quando soube que o SESC iria disponibilizar esses atendimentos gratuitos. Eu sempre procuro me cuidar, ainda mais agora que passei dos 40. Acho que todas as mulheres devem fazer os exames, ainda mais em uma oportunidade como essa, que não se tem sempre”, afirma.
Unidade Móvel
A Unidade Móvel SESC Saúde da Mulher é uma iniciativa do Sistema CNC, por meio do Departamento Nacional do SESC em parceria com o Sistema Fecomércio, através do SESC RN. A ideia do caminhão itinerante contou, desde o seu nascedouro, com o apoio do presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos e do diretor nacional do SESC, Maron Emile Abi Abib. Somente a unidade – incluindo o caminhão e os equipamentos – representou investimentos da ordem de R$ 1 milhão. Outros R$ 70 mil são investidos mensalmente na sua manutenção.
A Unidade Móvel conta com um consultório médico composto de sala de ultrassonografia; Sala de mamografia com proteção radiológica; e Banheiro com acesso pelo hall e sala de atendimento.
Os atendimentos estão sendo realizados das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Sesc Zona Norte. Para agendar os exames de mamografias e ultrassonografias, é necessário apresentar a requisição do médico, CPF, RG, comprovante de residência e cartão do SUS. Para marcar os exames preventivos, é necessário apresentar CPF, RG, comprovante de residência e cartão do SUS.