A prática de entregar bandejas de carne vazias aos clientes até que o produto seja pago no caixa foi suspensa nas unidades do supermercado Extra do Cambuci e do Jardim Ângela, em São Paulo, nessa terça-feira (19).
O procedimento no Jardim Ângela, na Zona Sul da capital, foi denunciado nas redes sociais na última quinta (14). A reportagem do Portal g1 verificou que a prática também ocorreu na unidade do Cambuci, na região central, nesta segunda (18).
Nesta terça-feira (19), no entanto, as duas unidades retomaram a venda de carne de forma tradicional. Os clientes receberam a carne no açougue da loja normalmente, sem precisar esperar para retirar o produto apenas após o pagamento.
A prática, segundo funcionários, visava combater furtos de carnes. Isto porque apenas as carnes mais baratas ficam disponíveis em embalagens prontas nas gôndolas. Os cortes mais caros precisam ser solicitados no açougue e são pesados e porcionados na hora. Com o aumento do preço da carne bovina, supermercados da Grande SP adotaram estratégias de segurança, como a colocação de alarmes antifurto nas peças de carne.
Em nota, o Extra destacou que a prática não “não faz parte de sua política de atendimento” e que se trata de “uma falha de procedimento”. A empresa declarou ainda que toda a rede “tomou providências para que a prática fosse imediatamente descontinuada”.
Pesquisa Datafolha divulgada em 20 de setembro pelo jornal “Folha de S.Paulo” aponta que 85% dos brasileiros reduziram o consumo de alimentos desde o início do ano, com destaque para carne de boi, arroz, feijão, frutas, legumes e pão. O ovo, ao contrário, ganhou espaço nos lares do país como substituto da proteína, segundo o levantamento, realizado entre 13 e 15 de setembro
Cliente do Extra do Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo, a ativista Fabiana Ivo denunciou a prática nas redes sociais na última quinta-feira (14). No seu caso, a situação ocorreu durante uma compra de carne bovina no açougue da loja.
Após escolher o produto e vê-lo ser pesado, a ativista recebeu uma bandeja vazia com o código de barras. Ela foi informada de que a carne poderia ser retirada somente após o pagamento no caixa.
Roberto de Oliveira, outro cliente do supermercado, disse que também já passou por essa situação na mesma unidade Jardim Ângela.
Na sua denúncia, publicada nas redes sociais, Fabiana Ivo relatou que questionou a prática e que uma funcionária da loja disse que era para “evitar roubo”.
Nessa segunda (18), o Portal g1 esteve na unidade do Cambuci, na região central de São Paulo, e verificou uma tática similar. Ao solicitar meio quilo de fraldinha, o cliente só recebeu a etiqueta. Depois do pagamento da compra, a funcionária do caixa foi buscar a carne no açougue.
Uma funcionária da unidade disse que a prática ocorre porque as pessoas pesam a carne e desistem de comprar, e também para evitar roubos.
Nas redes sociais, clientes dos mercados Extra dos bairros Piraporinha, Avenida Cupecê, Cohab 2 e Belezinho, além de unidades em Santo André e Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, também relataram o procedimento de entrega de bandejas vazias ou de etiquetas.
Já na unidade da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na Zona Sul, a prática não foi adotada nesta segunda. Os clientes receberam a carne direto no açougue da loja e puderem levar o produto até o caixa ou continuar suas compras normalmente.
Em Guarulhos, no Extra Jardim Cocaia, os clientes também receberam a carne direto no açougue nesta segunda-feira (18). Não foi necessário aguardar o pagamento para ter o produto em mãos.
Fonte: G1
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