Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) — Foto: Ricardo Morais/UERN
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) — Foto: Ricardo Morais/UERN

Após suspenderem as atividades administrativas e acadêmicas por causa dos mais de 300 ataques criminosos em pelo menos 56 cidades do Rio Grande do Norte desde o dia 14 de março, as instituições de ensino superior anunciaram que vão retomar as aulas presenciais – algumas já a partir desta quinta-feira (23), de forma gradual.

A decisão, segundo a instituições, se deu após avaliação da situação da segurança pública e a queda no número de ocorrências relativas aos atos criminosos nos últimos dias. (Veja aqui detalhes sobre as ocorrências por dia no estado).

Representantes das instituições participaram de uma reunião na terça (21) com a Secretaria de Estado da Educação e com representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), das escolas particulares e da Federação dos Municípios (Fermurn).

UERN

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) anunciou a volta gradual das atividades nos campi Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros a partir desta quinta-feira (23).

O retorno pleno em todas as localidades das atividades acadêmicas a administrativas acontece na próxima segunda-feira (27) na instituição. A universidade informou que “o cenário será avaliado cotidianamente”.

A instituição também confirmou para quinta (23) as avaliações da Junta Profissional agendadas para os candidatos convocados na chamada regular do Sisu 2023. Até a sexta-feira (24) será publicado um edital com o novo cronograma dos procedimentos de heteroidenticação, direcionados aos candidatos convocados na cota social Preto, Pardo e Indígena (PPI) do Sisu 2023.

Na mesma data serão realizadas as perícias da Junta Profissional para os candidatos convocados na cota Pessoa com Deficiência (PcD).

UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também informou o retorno das atividades presenciais para a próxima segunda-feira (27).

Segundo a instituição, a retomada acontece apenas na próxima semana “de forma a preservar a segurança da comunidade universitária”.

“A Universidade continuará acompanhando a situação junto às autoridades competentes e, caso as condições de segurança e de oferta de transporte público não estejam normalizadas, emitirá um novo comunicado”, informou.

IFRN

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – que não tinha iniciado o ano letivo – tinha previsão de início das aulas para esta quinta-feira (23), mas adiou o retorno para a próxima segunda-feira (27).

No comunicado, o IFRN disse que a mudança aconteceu “em razão de o estado ainda vivenciar situações de instabilidade”.

A decisão se aplica a todos os campi da instituição, com exceção dos cursos em andamento do Campus Natal – Zona Leste, responsável pelos cursos a distância.

Ufersa

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) não informou a data da volta daatividades, mas uma nota publicada na página oficial da instituição informa que as aulas presenciais estão suspensas até a sexta-feira (24). As atividades administrativas estão sendo realizadas pelos servidores de forma remota.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *