USO DA QUIMIOTERAPIA NO CÂNCER INFANTIL – Isabelle Resende

USO DA QUIMIOTERAPIA NO CÂNCER INFANTIL –

A quimioterapia é usada no tratamento do câncer infantil para destruir as células malignas tumorais através dos medicamentos antineoplásicos. A quimioterapia tem ação sistêmica e atua em todo o corpo, diferente da radioterapia que a ação é local. Para a criança diagnosticada com câncer é traçado um esquema de tratamento quimioterápico, que pode ter vários objetivos: curativo, controle da doença e paliativo.

O tratamento curativo tem por objetivo eliminar o câncer por completo, não há como determinar quanto tempo esse tratamento vai durar. No caso de controle da doença, existem alguns tipos de câncer que já estão bastante espalhados pelo organismo e a quimioterapia não consegue erradicar a doença, mas consegue controlar e fazer com que se mantenha e não se espalhe, melhorando a qualidade de vida dessa criança ou adolescente. E, nos casos de cuidados paliativos, esses medicamentos proporcionam o alivio das dores e dos sintomas do paciente, fazendo com que ele tenha uma melhor sobrevida.

O oncologista pediátrico após montar o esquema terapêutico, seguindo protocolo para cada paciente, faz o ajuste da dose e define a via de administração, assim como também se será usado apenas um medicamento antineoplásico ou se será feita uma combinação de medicamentos. Para que o tratamento seja seguro e eficaz algumas particularidades devem ser observadas, como por exemplo: a idade do paciente, se há algum histórico de doença pré-existente que antecede o câncer, tipo de câncer, dentre outras.

As quimioterapias são administradas em intervalos curtos de tempo. A continuidade da finalização de cada ciclo vai depender dos efeitos colaterais de cada paciente. Dependendo da intensidade desses efeitos, se faz necessário o ajuste das doses dos quimioterápicos, para que esse paciente possa se recuperar. Os efeitos colaterais já são previsíveis durante o tratamento, sendo administrados medicamentos para amenizá-los. Durante o acompanhamento do tratamento oncológico de crianças e adolescentes na Casa Durval Paiva é fornecida a medicação que previne e ameniza tais efeitos, o farmacêutico dispensa através da prescrição médica e orienta os acompanhantes sobre a forma correta a ser tomada, de acordo com a prescrição médica.

 

Isabelle Resende – Farmacêutica CRF 2541 da Casa Durval Paiva

As opiniões contidas nos artigos/crôncias são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

STF mantém acordo de delação premiada de Mauro Cid

Após três horas de audiência, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF),…

56 minutos ago

PF indicia Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal (PF) concluiu nesta quinta-feira (21) o inquérito que apura a existência de…

1 hora ago

Obra da engorda da Praia de Ponta Negra ultrapassa 50% de execução, diz Prefeitura

A obra da engorda da Praia de Ponta Negra chegou aos 55% de execução nessa…

1 hora ago

BRECHANDO O PLANETA – Flávio Rezende

Na coluna hoje temos reflexos, muito utilizados em fotos.            …

1 hora ago

ERRO DE COR – Violante Pimentel

ERRO DE COR - Seu João Pedro, pequeno vendedor de caibros e linhas, em Nova-Cruz…

1 hora ago

EMPODERAMENTO MASCULINO – Bárbara Seabra

EMPODERAMENTO MASCULINO - Lá estou eu, indo para a faculdade, quando passo por três homens…

1 hora ago

This website uses cookies.