As primeiras doses da vacina da Pfizer destinada a crianças de 5 a 11 anos chegaram a 25 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Até as 21h40 desta sexta (14), apenas o Acre não havia recebido –a previsão é que o voo com os imunizantes desembarcasse em Rio Branco no final da noite.

O cronograma divulgado nesta semana previa o início da distribuição de doses durante esta madrugada. A vacinação já começou em São Paulo, Pernambuco e no Maranhão.

Veja lista:

 

  • Estados que receberam as doses: AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MT, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO;
  • Ainda não chegou: AC

Houve atraso em relação à previsão inicial de entrega. De acordo com o secretário-executivo do ministério, Rodrigo Cruz, cancelamentos por causa de casos de Covid entre tripulantes fizeram com que a Latam, empresa responsável pelo envio, precisasse realocar as vacinas em outros voos.

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, em 16 de dezembro, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. O voo com o primeiro lote de vacinas chegou ao Brasil na madrugada de quinta (13). Nesta sexta, o Ministério da Saúde anunciou a antecipação da chegada da segunda remessa de doses: o novo lote de vacinas chegaria no dia 20, mas a entrega foi adiantada para o próximo domingo (16).

Em 5 de dezembro, o governo federal divulgou as regras para a vacinação: ela ocorrerá em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas; sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação; com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *