O Corinthians respondeu a notificação da VaideBet na última quinta-feira, mas os esclarecimentos prestados foram considerados insuficientes.
O contrato gerou uma série de questionamentos internos e externos no Corinthians, sendo investigado pelo Conselho Deliberativo do clube. Isso fez com que Sérgio Moura, diretor de marketing do Timão, pedisse afastamento até o fim das investigações sobre o caso.
O clube e a ex-patrocinadora confirmam que foi estabelecido em contrato o pagamento de R$ 25,2 milhões em comissão à Rede Social Media Design, o equivalente a 7% do valor total da parceria. A empresa pertence a Alex Fernando André, conhecido como Alex Cassundé, que trabalhou na campanha de Augusto Melo à presidência.
A prática não configura nenhuma ilegalidade. Porém, de acordo com o “Blog do Juca Kfouri”, parte do valor já pago em comissão teria sido repassado a uma suposta empresa “laranja”, Neoway Soluções Integradas em Serviços Ltda.). Isso resultou em abertura de investigação pela Polícia Civil.
Todo esse imbróglio resultou em uma crise administrativa na gestão Augusto Melo. Além do afastamento de Sérgio Moura, o diretor jurídico Yun Ki Lee pediu para deixar o cargo depois de a presidência não cumprir com o pedido de afastamento do diretor administrativo Marcelo Mariano durante as investigações. Marcelinho, como é conhecido, teria pressionado funcionários do clube a realizarem o pagamento de duas parcelas de comissão na ausência do diretor financeiro, Rozallah Santoro.
Em reunião com o Corinthians no dia 8 de maio, a VaideBet manifestou o incômodo sobre as notícias negativas. No dia seguinte, o clube emitiu nota oficial defendendo a legitimidade e idoneidade do contrato celebrado e pedindo respeito à parceira.
Posteriormente, o próprio Corinthians cobrou extrajudicialmente a empresa de Alex Cassundé para prestar esclarecimentos.
Até o momento, o clube ainda não se manifestou sobre a rescisão do contrato de patrocínio máster.
“A VaideBet informa que exerceu nesta sexta-feira (7) a rescisão do contrato de patrocínio com o Sport Club Corinthians Paulista. Desde o início de abril a marca acompanha e solicita esclarecimentos sobre as suspeitas levantadas, tendo já realizado reuniões, comunicações formais e notificação extrajudicial. Diante das explicações apresentadas sem nenhuma resolutividade, a VaideBet lamentavelmente se vê obrigada a tomar tal atitude.
A marca avalia que não se pode manter a parceria enquanto pairar sobre o acordo qualquer suspeita em relação a condutas que fujam à conformidade com a ética e os preceitos legais. Só a dúvida, no crivo ético da marca, já é suficiente para determinar a rescisão – que foi exercida pela VaideBet suscitando cláusulas do contrato que protegem direitos da marca nessa decisão.
A VaideBet lamenta pelo fim de uma parceria que deveria ter durado no mínimo três anos e agradece, pelo carinho e pelo respeito, à imensa e apaixonada torcida do Corinthians, que diariamente sustenta a história e os valores da instituição.”