VAMOS VOTAR –
Amanhã eu vou votar. Cumprirei com o meu dever de cidadão livre. Ao me levantar da cama e pôr os pés no chão farei uma reflexão, e ao me benzer direi: “Em nome da paz, do futuro de meus filhos e do espírito de liberdade democrática para o Brasil”.
Antes de qualquer outra coisa é necessário entender que a República Federativa do Brasil se constitui num Estado democrático de direito no qual “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos”. Assim, o sentido da democracia está na possibilidade de o cidadão exercer a soberania popular, pelo sufrágio universal e pelo voto secreto e direto.
Sabido isso façamos algumas perguntas: Por que votar é importante? Porque é a forma de demonstrar a sua opinião, vontade ou preferência. Por meio do voto os cidadãos escolhem quais pessoas irão representá-los no governo. O que é voto consciente? É escolher candidatos(as) que estejam alinhados com o que você deseja para o futuro do país.
Qual futuro queremos para o nosso país? Bom, aí depende do entendimento de cada eleitor no tocante a sua ideologia e da maneira que deseja ver proceder o escolhido para o representar nos poderes Legislativo e Executivo. Trata-se de algo muito pessoal, pois diz respeito a consciência de cada indivíduo.
Em particular, eu desejo ver o meu Brasil continuando sob a estabilidade do regime democrático de direito, respeitados os direitos de opinião e de livre expressão, e de movimentação; com segurança pública e sem políticos corruptos mamando nas tetas da nação.
Desejo um país que ampare as milhões de famílias de cidadãos desempregados e sem qualquer tipo de renda, oferecendo-lhes o mínimo de saúde, educação e moradia dignas, sem esquecer do pão nosso de cada dia. Desejo que eles possam ir dormir com um mínimo de esperança num amanhecer melhor.
Eu gostaria de ver o poder legislativo sem montanhas de privilégios e sem mordomias e desfrutando das mesmas regalias que o trabalhador comum, ou seja, nenhuma; que o mandato seja encarado como uma missão e não profissão; e que funcione sem orçamentos secretos nem ilicitudes.
Desejo um representante na presidência que mereça o meu respeito, a quem eu possa apontar o dedo com todo o patriotismo, dizendo: “Aquele é o nosso presidente!”. Homem ou mulher, desde que possua um passado ilibado e saiba honrar a faixa que lhe puseram no peito.
Almejo viver num país seguro onde governantes e legisladores desfraldem uma única bandeira, qual seja a de batalhar contra a opressão do povo. Ir e vir, e se expressar livremente ainda são as maiores dádivas que integra o estado democrático de direito.
Talvez eu esteja pedindo demais ou sonhando um sonho impossível, porque os exemplos que eclodem mundo afora na atualidade, são desanimadores. Como no poema de Fernando Pessoa, devemos dizer que “navegar é preciso”, extraindo forças da necessidade de seguir, enquanto vida houver. Realizar algo bom faz a vida valer a pena. Vamos votar, sim, na esperança de dias melhores para esta grande nação chamada Brasil.
José Narcelio Marques Sousa – Engenheiro civil